Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 013ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/03/2023
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Relata o questionamento de um certo amigo sobre as manifestações na frente de quartéis, justificando que as pessoas se manifestaram porque os políticos e o judiciário falharam.
Reitera a sua opinião sobre o episódio em Brasília, considerando que quem cometeu coisas erradas deve responder pelos crimes que cometeu, e os que se manifestaram de forma pacífica não podem levar a culpa de quem cometeu atos de vandalismo.
Então, pronuncia-se a respeito do Grupo Conservador Catarinense, que se faz presente nas galerias da Alesc, acompanhando a sessão de hoje, que manifestam apoio ao Governador Jorginho Mello por meio de uma carta, a qual o deputado faz a leitura.
(Passa a ler.)
"CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA JORGINHO DOS SANTOS MELLO
Excelentíssimo governador de Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello, cuja trajetória política está marcada por vitórias e notáveis contribuições para o desenvolvimento social, econômico e educacional do nosso estado, que segundo o IBGE, possui as menores taxas de violência e desemprego de todo o país, além das melhores notas no IDEB por vários anos consecutivos.
Temos grande convicção do seu compromisso com o povo catarinense, nossos valores e a democracia, que com certeza o trouxe atualmente ao cargo que hoje ocupa. Em decorrência dos atos indignos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília, com base em uma decisão monocrática e generalista, alguns catarinenses e muitos outros mais foram detidos, sem qualquer tipo de prévia investigação, ritos de flagrante ou sequer julgamento digno, sendo imputados com o crime de terrorismo, gerando incertezas e grande sofrimento para suas famílias. Na tentativa de avaliar a situação devido ao seu interesse social e compromisso com o povo catarinense, enviou honrados defensores públicos a Brasília para obter informações e estratégias de socorro às vítimas injustiçadas. Gostaríamos de oficialmente parabenizá-lo por sua decisão neste ato atípico, pois além de respeitar os Direitos Humanos disponibilizando recursos para legalmente acompanharem o processo jurídico deflagrado, dentro do contexto geral do Art. 134 da nossa Constituição Federal, ainda com este ato conseguiu trazer ao menos um pouco de alento às famílias dos encarcerados. Esperamos ansiosos pelo retorno ao nosso Estado dos nossos cidadãos que ainda se encontram presos.
Denotamos com esta carta aberta que o senhor não se encontra sozinho em sua jornada, que os nossos valores éticos e morais são pautados por princípios de liberdade e cidadania, e que as suas responsabilidades como nosso governador sejam prontamente exercidas em benefício do nosso tão estimado Estado, dada as prerrogativas do cargo. Por fim, pedimos para que não esqueça daqueles que o elegeram, que confiam na sua atuação e torcem pelo seu êxito, nossos mais sinceros agradecimentos, e desejamos bênçãos de Deus à sua gestão governamental, sua vida e sua família. G2C de Santa Catarina."
(Aplausos das galerias.)
Encerra o seu discurso agradecendo a todos. [Taquígrafa: Sílvia]