Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/08/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Demonstra apoio às manifestações a favor do voto impresso auditável, em defesa da democracia e do registro do voto do cidadão. Comenta que o TSE, em 2017, fazia campanha para o voto auditável, e exibe um vídeo da campanha, mas hoje o TSE mudou de opinião, e critica tal atitude. Exibe outra propaganda do TSE, a atual, que se posiciona contra o voto impresso.
Não considera o método atual auditável, pois é contabilizado por um sistema. Entende que o excesso de transparência não faz mal, dizendo que só há dois tipos de pessoas contra o voto impresso: aquele que acredita nas fake news sobre o voto atual ser auditável, e o mau caráter que pensa em se beneficiar futuramente nas urnas eletrônicas. Ainda sobre o TSE, critica novamente a mudança de posicionamento, e ressalta que transparência é democracia.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Questiona se isso não é a volta do voto carbonado, dizendo ao Deputado Jessé que veja o significado disso. Ironiza sobre voltar também para o orelhão, a máquina de datilografia e outros sistemas ultrapassados, dizendo ser um retrocesso e que não vê explicação que lhe convença sobre o voto impresso. [Taquigrafia: Northon]