Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/02/2009
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares e sra. parlamentar, quero, ao invés de declinar do tempo, deputado Joares Ponticelli, aproveitar deste tempo na tribuna para parabenizar v.exa. e desejar um feliz aniversário. Que Deus lhe dê muita saúde porque, acima de tudo, o mais importante na vida é a saúde para podermos conquistar a felicidade. Que Deus abençoe v.exa!
Sr. presidente, talvez não precisasse usar a tribuna neste dia para falar sobre este assunto, mas já que foi colocada a situação da distribuição de donativos - e eu lamento que a tribuna tenha sido utilizada para isso -, sou obrigado a vir aqui ocupar esse espaço e falar sobre isso.
Antes, porém, quero parabenizar o prefeito João Paulo Karam Kleinübing e a equipe da prefeitura municipal de Blumenau, sr. presidente, pelo trabalho feito na questão da organização de voluntários, do trabalho realizado para classificar e entregar os donativos para as pessoas que mais precisavam, não só no município de Blumenau, mas também no vale do Itajaí, fazendo doações àquelas pessoas que efetivamente precisavam de auxílio em medicamento, em roupas, em alimentação, enfim, pessoas que estavam na catástrofe e que precisavam e para as quais foi entregue muita coisa, porque muita coisa foi recebida.
Começou-se, inicialmente, fazendo um trabalho lá no Ceasa, num galpão menor, pequeno; depois teve que ser transferido para a Vila Germânica, deputado Giancarlo Tomelin, que é grande. Os trabalhos iniciaram primeiro em um pavilhão, logo em seguida tiveram que ir para outro e depois a secretaria Regional utilizou outro. Ou seja, todos os pavilhões do Parque da Vila Germânica estavam lotados de donativos e tudo sendo distribuído para a comunidade.
Houve um momento crítico, no qual foi colocada aqui a questão daquela pessoa do Exército que pegou, que se apropriou de forma inadequada dos donativos, que depois foram devolvidos com o pedido de desculpas.
Agora, não é admissível que depois de um trabalho tão bem feito, tão bem organizado, que fez com que os donativos chegassem a várias pessoas que realmente precisavam, hoje venham a esta tribuna questionar a entrega dos donativos que foram entregues de forma aberta, deputado Reno Caramori, transparente. Tudo foi divulgado, nada foi escondido e agora utilizam da tribuna para distorcer as coisas! Não é assim que se faz, não é assim que se constrói uma sociedade melhor. Quer dizer, vieram aqui criticar que foram levadas roupas e mantimentos para a Apae do município de Salete, porque o prefeito é do Democratas. Por que não se diz na tribuna, quando se quer criticar, que as seis prefeituras do PT receberam donativos? Mas só vêm falar de uma prefeitura na qual o prefeito é do Democratas!
Então, srs. deputados, faço questão de utilizar a tribuna para esclarecer, porque é fácil vir aqui criticar, jogar palavras ao vento, e não ter nenhuma informação concreta, colocando dúvida sobre a questão dos donativos! Quero esclarecer que foram feitas ligações para várias prefeituras, porque a roupa estava lá no pavilhão começando a apodrecer. E aí as pessoas querem o quê? Que as roupas apodreçam ou fiquem guardadas, quando os donativos não vieram exclusivamente para Blumenau, mas para Santa Catarina?
Quero parabenizar o prefeito João Paulo, que teve a dignidade de ligar para entidades, para prefeituras e perguntar quem estava precisando de doações para atender ao seu cidadão mais humilde, porque tem muita gente em Santa Catarina que precisa da ajuda do próximo, de um donativo. É muito melhor doar para um município pequeno, que tem pessoas carentes, do que deixar tudo apodrecendo num galpão.
É importante que esses donativos sejam entregues justamente para quem mais precisa. E isso foi feito, ou seja, várias prefeituras foram consultadas e as que diziam que precisavam de donativos para distribuir a entidades, com critério de assistente social, assim foi feito, como lá no município de Salete, sendo entregue à Apae, que recebeu doação daquilo que ainda estava estocado no pavilhão da Vila Germânica da prefeitura de Blumenau.
Por que não se falou, por exemplo, das quatro prefeituras do Democratas, das cinco do PMDB, das três do PP e agora das seis do PT? Dessas ninguém tem coragem de vir aqui falar, deputado Giancarlo Tomelin! E quem pediu foi o próprio prefeito, por entender ser importante. E se o prefeito faz um trabalho social, um trabalho voluntário de distribuir, a responsabilidade é do prefeito, não importa o partido político. O importante é que seja distribuído para quem realmente precisa.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - É bom v.exa. esclarecer, deputado Jean Kuhlmann, porque as coisas têm que ser às claras.
Mencionei o assunto dessa tribuna porque acho que o povo catarinense deve um pedido de desculpas para aquela senhora e para aquele soldado que levaram para suas casas um par de tênis e outra peça de vestuário. E a nossa cidade de Blumenau apareceu na mídia nacional, como se as pessoas estivessem desviando os donativos, quando tantas pessoas estavam precisando.
Deputado Jean Kuhlmann, se v.exa. prestou bem atenção, a senhora retornou com muita humildade ao jornal e disse o seguinte: "Eu levei para minha casa porque permitiram, senão eu não teria levado". V.Exa. é de Blumenau e sabe que a gente daquele município é séria e honesta.
O que me causa estranheza, deputado Jean Kuhlmann, é que se o prefeito fez doações para outras cidades - e v.exa. está-me dizendo que é do PT -, quando estávamos aqui no mês de dezembro votando o auxílio reação e outras questões já vinha uma denúncia de moradores do município de Salete dizendo o seguinte: "Deputada Ana Paula Lima, o deputado Jean Kuhlmann veio aqui e deu cinco carretas". Não me manifestei naquela época porque isso foi enquanto o povo de Blumenau precisava, mas foi para Salete e para Rio do Campo.
Fui averiguar essa situação e vi o que o prefeito de Salete disse no seu discurso de posse, inclusive tenho a fita para provar a v.exa. Ele fez um agradecimento não à cidade de Blumenau, mas a parlamentares da cidade de Blumenau e a políticos que fizeram a doação. Por isso eu questiono. Acho que tem que ser dado, mas tem que ser às claras e não como aconteceu no mês de dezembro, ou seja, o povo de Blumenau precisando e os donativos indo para o município de Salete.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Eu acho interessante pois quando um parlamentar do PT vem aqui agradecer ao presidente Lula porque libera recursos para o município ou para um programa não agradece ao governo federal, e sim ao presidente Lula. Então, quer dizer, agradecer ao presidente, que é do PT, pode, agora, agradecer a um prefeito, que é de outro partido, não pode!
A quem o prefeito quis agradecer, o problema é dele! O importante é que essas doações sejam distribuídas para quem realmente precisa! E é muito melhor, deputado Sargento Amauri Soares, entregá-las para aquecer o corpo de alguém que precisa, seja em Salete, em Agrolândia, em Chapadão do Lageado, em Jacinto Machado, em Laguna, em Rio do Oeste, em Vitor Meireles. E quem pediu foi um prefeito do PT. Então, é preferível entregar as doações para uma pessoa que realmente precisa, ao invés de deixá-las estocadas, onde ninguém as estava utilizando.
Por isso que eu defendo a entrega para prefeituras que realmente estejam precisando, e a prefeitura tem que entregar para o cidadão, porque ela sabe quem precisa.
Esse é um trabalho importante, pois a doação que veio do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, não importa de onde veio, para ser entregue em Blumenau, não era exclusivamente para Blumenau, era para Santa Catarina, e isso poderia ser feito, e foi feito. E o que não foi utilizado na catástrofe foi redistribuído para quem realmente precisava, e isso é importante.
Agora, vir aqui apenas pegar uma prefeitura só para criar um caso político-partidário não é justo! Isso não é justo! E eu tenho aqui a relação de todas as prefeituras que pediram, srs. deputados, a ajuda, porque diziam que naquela cidade havia pessoas que realmente precisavam.
Então, se for para criticar, que critiquem todas as prefeituras, todos os prefeitos e não apenas um partido ou uma pessoa. E tudo que foi distribuído foi distribuído de forma clara, transparente, porque tudo foi divulgado e anunciado antes de ser entregue! Foi anunciado que seria distribuído para quem solicitasse e tivesse a devida condição de entregar para quem realmente precisava.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO MORADOR)