Pronunciamento

JAIR MIOTTO - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2023
DEPUTADO JAIR MIOTTO (Orador) - Faz menção a algumas informações relacionadas à tecnologia 5G em Santa Catarina. Cita dados da Anatel para dizer que 487 municípios já têm sinal liberado, e salienta que 30 municípios catarinenses contam com sinal liberado e que aguardam a execução de infraestrutura necessária. Em tempo, ressalta o projeto que foi transformado na Lei nº18.442/2022, que visa estimular a chegada da tecnologia 5G no Estado e incentivar os municípios a buscarem adequações necessárias nas suas legislações municipais.
Tece comentários sobre matéria jornalística do dia 21/02/2023, do ND+, que diz: "Florianópolis terá um laboratório diferente para testar e validar soluções tecnológicas e modelos de negócios com utilização do 5G, projeto de parceria entre a UFSC e Acate". E, conforme notícia da Redação SC Inova, de 17/01/2023, cita o seguinte: "A Intelbrás anunciou que vai instalar em SC um laboratório de testes 5G para desenvolvimento de novas tecnologias".
Menciona a 'Semana da Conectividade', que será realizada no centro de inovação do Novale Hub, em Jaraguá do Sul, de 3 a 5 de abril, para mostrar as novidades a órgãos públicos e empresas pertinentes à tecnologia 5G.
Destaca encontros realizados com os Presidentes do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas e do Ministério Público, bem como o apoio do Presidente Mauro de Nadal, solicitando às operadoras para que instalem nas sedes dos Poderes catarinenses antenas "Indoor" para se ter acesso à conectividade em 5G, o que obviamente resultará num melhor e mais ágil serviço para a população catarinense. E, assim, no aguardo de boas notícias, comenta que a equipe técnica da Alesc e o Dr. Bruno, Secretário da Comunicação e Tecnologia, recepcionaram o técnico da operadora Claro que realizou medições e vistoria necessárias para a elaboração do projeto para instalação 5G no Parlamento catarinense. [Taquígrafa: Sílvia]