Pronunciamento

JAIR MIOTTO - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/02/2023
DEPUTADO JAIR MIOTTO (Orador) - Anuncia a implantação do cultivo de macroalgas kappaphycus alvarezii pelos produtores de ostras e mariscos no litoral barriga-verde. Ressalta que os resultados têm sido excelentes, proporcionando alternativa à sazonalidade do cultivo de ostras e mariscos, gerando empregos e renda. Destaca a aplicabilidade das macroalgas na produção de cosméticos, na indústria alimentícia e na produção de fertilizantes.
Salienta que foi um movimento em conjunto com os maricultores do Ribeirão da Ilha, comissão Parlamentar Mista e comissão de Pesca, quando ocorreram debates, reuniões e audiências com autoridades e entidades, pesquisadores, entre outros, para solucionar os entraves burocráticos para permissão e autorização do cultivo e pesquisa no Estado.
Faz menção à reportagem que ND-Notícias realizou sobre o cultivo de macroalgas, e solicita à assessoria a exibição de vídeo que trata do tema.
Deputado Marquito (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema debatido e os resultados conquistados, reiterando a diversificação e a oportunidade de renda e trabalho para o setor da maricultura. Alerta sobre a atividade que é muito sensível à enxurrada e ao grande volume de água doce, assim como a qualidade ao tratamento dos esgotos para o sucesso do cultivo. [Taquígrafa: Rubia]