Pronunciamento

Ivan Naatz - 055ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/05/2022
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Agradece a presença de todos que estiveram presentes na audiência pública em Rio do Sul, na quinta-feira anterior, para tratar do abandono do sistema de contenção de cheias da região, que é responsável pela proteção de todo o Vale do Itajaí. Exibe fotografias da audiência pública e comenta que foi bem prestigiada pelos Prefeitos da região, além de contar com o apoio da Defesa Civil e Associação dos Atingidos por Barragens, e pessoas que possuem envolvimento com o sistema de contenção de cheias. Solicita ajuda à Bancada Federal Catarinense no enfrentamento desse problema, dando ênfase à situação do Município de José Boiteux. Conta que dois dias e meio de chuva resultou em alagamento em Rio do Sul, parte de Ituporanga, parte de Blumenau, causando o deslocamento de 1.900 pessoas atingidas.
Tece críticas ao Governo do Estado que apenas passeou de helicóptero nas regiões atingidas pelas enchentes. Acrescenta que é necessário cobrar uma posição da União e do Estado para a resolução do grave problema de contenção de enchentes.
Convida o Deputado Jerry Comper para acompanhá-lo, no próximo dia 07, na reunião com o Ministro da Justiça, com o Presidente da Funai e a PGU, na tentativa de unirem forças em defesa dessa pauta.
Deputado Jerry Comper (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela audiência pública. Salienta a importância das barragens de contenção de cheias. Coloca-se à disposição para colaborar com a pauta. [Taquigrafia: Northon]