Pronunciamento

Ivan Naatz - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/07/2008
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, eu queria, antes de iniciar a minha fala, dizer que teria saído extremamente frustrado desta Casa Legislativa se não tivesse tido o prazer de assistir pessoalmente o pronunciamento do nosso mestre deputado Joares Ponticelli. Para mim ele é o ícone da política catarinense, uma pessoa que aprendi a admirar no tempo de televisão, e agora tenho o prazer de vê-lo aqui na tribuna defendendo o povo de Santa Catarina. Mas espero que nesse período que estivermos juntos, deputado, eu possa aprender muito com v.exa., pois tem muito a ensinar a todos os jovens parlamentares deste estado.
Eu quero registrar também e chamar a atenção do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, o coronel Eliésio Rodrigues, para o fato lamentável que a Polícia Ambiental do nosso estado está passando.
Sras. deputadas e srs. deputados, o estado de Santa Catarina vem perdendo constantemente a força da Polícia Ambiental. Há um processo de degradação, parece-me que proposital, em termos de defesa da Polícia Ambiental do estado. Não sei, deputado Joares Ponticelli, se essa tentativa de desmantelar a Polícia Ambiental é porque o comandante da polícia teve uma obra embargada pela própria Polícia Ambiental. Não quero aqui acreditar que a referida polícia está sendo desmantelada por um ato proposital só porque ela autuou o comandante-geral da PM por obras irregulares.
Espero, sinceramente, que o governo do estado atenda a solicitação promovida pela Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, que pede incansavelmente ao governador que aumente o efetivo da Polícia Ambiental ou uma carta aberta à sociedade catarinense, que pede à Fatma, ao governo estadual que não deixe a Polícia Ambiental do estado de Santa Catarina cair aos pedaços. O governo do estado, parece-me que propositadamente, está permitindo o abandono da polícia ambiental no estado, o que é muito grave.
Eu registro aqui o recebimento de um e-mail e de um abaixo-assinado do professor Dagoberto Stein de Quadros, que é do departamento de Engenharia Florestal e Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau, contendo 2.660 assinaturas, deputado Sargento Amauri Soares, pedindo o fortalecimento da Polícia Ambiental para a região do vale de Itajaí.
Então, é preciso que fiquemos de olho nesta tentativa de desmantelamento da Polícia Ambiental do estado de Santa Catarina.
Eu não quero crer que o fato de a Polícia Ambiental ter autuado o comandante-geral da polícia seja um ato de retaliação contra essa instituição.
Outro pedido que faço ao governador do estado é relativo, e aí peço também à bancada que dá sustentação ao governo aqui que aprovemos com urgência o piso salarial do estado de Santa Catarina, que já foi aprovado no Rio Grande Sul, no Paraná e que precisa, obrigatoriamente, ser aprovado em Santa Catarina.
A sociedade espera que o governador do estado tenha sensibilidade dando encaminhamento a esse projeto.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Obrigado pelo aparte, deputado.
Eu queria parabenizá-lo por esse trabalho, v.exa. que é representante do Partido Verde, e dizer que nós também temos esta preocupação. Mas existe, sim, essa preocupação por parte dos profissionais que trabalham na Polícia Ambiental e por parte de ambientalistas do nosso estado de que a Polícia Ambiental está sofrendo um processo de esvaziamento.
Eu não vou entrar nas questões particulares possíveis, nos interesses pessoais, porque acho que não é esta a questão. Mas existe, sim, uma vontade política muito maior por parte de pessoas que têm interesses econômicos muito poderosos para que não exista uma fiscalização efetiva com relação a essa questão ambiental no nosso estado. Então, é isso que temos de prestar atenção.
Parabenizo v.exa. pela preocupação e somos solidários e companheiros na defesa do fortalecimento da Polícia Ambiental em Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Obrigado, deputado.
O Sr. Deputado Adherbal Deba Cabral - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Pois não!
O Sr. Deputado Adherbal Deba Cabral - Eu gostaria de registrar a presença, no plenário, do nosso prefeito municipal, o Cid, presidente da Câmara Alcídio Reis Pera e toda a comitiva de Navegantes.
Sejam bem-vindos aqui na capital!
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Continuando, então, a nossa falação, eu gostaria que v.exas., os deputados de Santa Catarina, refletissem sobre a Lei Seca criada no país. Foram 600 autuações na Polícia Federal, sendo R$ 600 mil arrecadados em multa só nesses dez dias de autuação. Precisamos discutir se efetivamente o país tolera uma lei tão perigosa que venha não só colocar em xeque o seu cumprimento como prejudicar todo um segmento da sociedade.
E eu pergunto aqui ao povo de Blumenau, deputado Ismael dos Santos: como é que vamos promover a Oktoberfest na nossa cidade? Como a Oktoberfest será promovida diante dessa lei?
Então, na próxima intervenção desejo voltar ao assunto e gostaria de pedir a reflexão de v.exas. sobre esse tema que está em debate nacional, que é a tolerância Zero Álcool. Será que essa lei será cumprida? Será que essa lei terá a sua validade ou será mais uma lei para os pobres? Porque me parece que as últimas leis funcionam apenas para os pobres.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)