Pronunciamento

Ivan Naatz - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/04/2023
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Comenta que é natural ter o sentimento de segurança quando se vê alguma autoridade policial com uma arma, e pergunta o porquê do ataque à creche em Blumenau. Após um levantamento feito, lembra que durante dez anos o Brasil sofreu 13 ataques em escolas, sendo natural o desenvolvimento do medo na sociedade e nos pais de crianças. Menciona que a sociedade pode ser passional, mas o Estado não pode. É obrigação do Estado ser racional nos momentos de crise.
Cita um estudo que fez baseado em dados dos Estados Unidos, onde no ano de 1999 dois alunos assassinaram dez colegas de sala e que, no mesmo ano, ocorreram 377 ataques semelhantes somente em escolas americanas. Fala que nos Estados Unidos fizeram políticas públicas, aumentando o seu investimento em cerca de R$3,1 bilhões em segurança armada em três anos. Discorre sobre todo o investimento realizado nas escolas, como armamento e, mesmo assim, os índices de violência continuaram, e foi perguntado o porquê dos ataques, sendo somente a falsa sensação de segurança.
Apresenta manchetes de jornais sobre crimes residenciais e pergunta se o Estado vai colocar um policial armado em cada casa. Tece críticas a gestores que atacam o efeito e não a causa, e pede que se busquem informações junto a especialistas para combater com efeito positivo. [Taquigrafia: Guilherme]