Pronunciamento

Ivan Naatz - 036ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/05/2019
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Demonstra indignação em relação aos cortes que o governo federal pretende realizar nas universidades públicas. Menciona a matéria da jornalista Mônica Bérgamo, em que a pesquisa feita pela Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior mostra que metade dos estudantes que frequentam as universidades federais é da classe pobre.
Comenta que os institutos federais e as universidades desenvolvem um grande trabalho em prol do estado catarinense. E, por meio de exibição de vídeo, afirma que o governo brasileiro cometerá um desastre na área de educação ao divulgar dados numéricos que sinalizam menos recursos financeiros para a UFSC e os IFSC, na ordem de R$ 60 milhões e R$ 23 milhões, respectivamente às instituições federais de Santa Catarina. Afirma que o governo deve buscar uma solução com outros critérios, e não concorda com o discurso de perseguição às universidades públicas.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e espera que se busquem alternativas na educação brasileira, um ensino plural sem as amarras tanto da esquerda como da direita. [Taquígrafa: Sílvia]