Pronunciamento

Ivan Naatz - 014ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 17/06/2008
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Eu acho, sr. presidente e srs. deputados, que não há mais muito a ser dito, uma vez que o governo patrolou a Oposição sem ter feito uma única manifestação neste plenário.
Mas eu não posso sair daqui, como servidor público estadual que fui durante muitos anos, sem parabenizar a bancada do PT, o seu líder, deputado Pedro Uczai, que brilhantemente conduziu o processo, brilhantemente estudou a matéria e muito bem colocou aos pares da Oposição a posição do PT.
Deputado Pedro Uczai, v.exa. não foi derrotado, pois cumpriu com dignidade a sua missão e cumpriu com respeito o seu trabalho. Para mim ter acompanhado o seu trabalho aqui foi motivo de orgulho.
Do mesmo modo o deputado Silvio Dreveck, que fez o impossível para convencer a bancada da Situação de que o projeto precisava ser retirado.
Nós não perdemos, deputada Ana Paula Lima. Quem perdeu foi o servidor público. Quem perdeu foi o povo de Santa Catarina. Quem perdeu foram as instituições democráticas de direito. Quem perdeu foi a democracia. Quem perdeu foram os aposentados. Quem perdeu foi a dignidade do povo deste estado.
Então, saímos daqui com o dever cumprido, deputados Jaime Pasqualini e Pedro Baldissera. Saímos daqui com o sentimento de que cumprimos a nossa missão, pois fizemos o que foi possível.
Esperamos agora que o servidor público faça a fiscalização. O servidor público tem o dever de fiscalizar esse novo instituto, para que esse governo que aí está não se apodere do dinheiro público, não se apodere do patrimônio do estado, como ele tem feito, tratando a verba pública e o dinheiro do contribuinte com total irresponsabilidade. É função dos sindicatos, é função do servidor público estadual se manter vigilante e manter os olhos bem abertos a esse novo programa.
Fizemos o que foi possível, deputado Altair Silva, fizemos o bom combate, respeitamos a posição da maioria, mas vou para casa, hoje, triste, porque o Parlamento catarinense traiu o servidor público deste estado.
O Sr. Deputado Altair Silva - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Pois não!
O Sr. Deputado Altair Silva - Obrigado, deputado.
Fico a pensar aqui sobre o sentimento das pessoas que já se estão retirando desta Casa e pergunto aos srs. deputados da base do governo: em que estado de consciência v.exas. devem estar?
Muitos apelos foram feitos. Tenho certeza de que ninguém tem aqui deficiência auditiva. Eu posso dizer que deficiência mental nenhum deles também têm, com certeza. Mas votaram contra o coração, votaram contra os servidores públicos e não ouviram a base dos catarinenses. Realmente é uma decepção, deputado Ivan Naatz.
Tenho convicção de que todos os deputados são homens de bem. Temos ainda a votação em segundo turno. Vamos colocar as mãos na consciência e quem sabe mudar o destino dessa votação. É o apelo que fazemos.
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Obrigado, deputado Altair Silva.
Não vou usar mais o meu tempo para justificar.
Parabéns aos sindicatos, parabéns à sociedade organizada, parabéns a cada servidor público que esteve presente hoje para tentar convencer os deputados da Situação de que o projeto deveria ser retirado. Parabéns a todos aqueles que se organizaram. Parabéns à Presidência da Assembléia Legislativa, que conduziu o processo com maestria, permitindo aos deputados que pudessem trabalhar com tranqüilidade, embora com a pressão do plenário. Resta à minoria aceitar o resultado, mas nos manteremos vigilantes, com certeza, com relação a esse novo instituto.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)