Pronunciamento

Ivan Naatz - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/12/2020
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Relata sobre o período de 45 dias em que esteve acometido com a Covid-19. Afirma que foi muito difícil e ainda está convalescendo, mas, graças a ajuda de sua esposa, foi possível retomar os trabalhos. Agradece a todos que lhe enviaram apoio e a todos os Deputados que ligaram, mostrando que realmente formam uma família.
Destaca uma boa notícia, quanto à retomada do turismo no Brasil. Mostra, no telão, a proposta do Governo Federal que instituiu os eixos para organizar essa retomada. Cita os quatro eixos fundamentais: a preservação de empresas e empregos; a melhoria da estrutura dos destinos; a implantação dos protocolos de biossegurança e a promoção e incentivo às viagens. E ressalta que, aqui em Santa Catarina, não haverá turistas argentinos, uruguaios e chilenos nesse período de verão.
Lembra a todos que Santa Catarina é responsável por 15% do PIB, com o turismo, são recursos anuais que irão fazer falta, não somente para quem vive do turismo, mas também para o Estado, pois, na verdade, é uma grande fonte de retorno de impostos.
Observa que a Santur precisa avançar e que a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, está ajudando todos aqueles que querem fazer turismo de qualidade. Menciona o grande desafio que está sendo a abertura do Centro de Convenções de Balneário Camboriú.
Por fim, convida o Governo do Estado a dar uma volta na Rodovia Doutor Pedro Zimmermann, em Blumenau, que é a segunda mais perigosa em Santa Catarina. Na Itoupava Central, no trevo entre a Vila Itoupava e o trevo da Mafisa, é inacreditável o número de buracos, e aquele programa Recupera Santa Catarina parece que não chegou ao Vale do Itajaí, principalmente no traçado da SC-108. Solicita ao pessoal da Infraestrutura do Governo que verifique a manutenção dessa rodovia estadual. [Taquígrafa: Eliana]