Pronunciamento

Ivan Naatz - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/07/2008
O SR. DEPUTADO IVAN NAATZ - Sra. presidente e srs. deputados, quero aqui hoje abrir espaço para a minha querida cidade de Blumenau, cidade que vive momentos de festas para o estado de Santa Catarina, em que pessoas dignificam a cidade e todo o vale do Itajaí.
Eu não poderia deixar, ao iniciar o meu pronunciamento, de parabenizar v.exa., deputada Ana Paula Lima, por ter assumido, mais uma vez, a Presidência desta Casa, pois a nobre colega enobrece as mulheres deste estado, o povo e a gente de Blumenau.
Então, registro aqui o orgulho que temos em tê-la na Presidência desta Casa e também em saber que v.exa. é uma guerreira, uma lutadora. Eu conheço a sua história, os seus momentos de luta, sempre em prol dos movimentos sociais, em prol da democracia daquele município. E se há alguém que merece estar aqui para ocupar esta Presidência é v.exa.
Enfim, quero deixar aqui registrado que v.exa. orgulha o povo de Blumenau e também as mulheres daquela região e com certeza as mulheres de todo este estado.
Parabéns e tenho certeza de que será de pleno sucesso o seu período na Presidência, pois para mim foi motivo de orgulho estar aqui e ser coordenado por v.exa.
Digo isso para também relembrar a posse de mais um blumenauense no Tribunal de Justiça, o desembargador Jorge Luiz de Borba, que veio para contribuir com o Judiciário, com a sua capacidade, com a sua simplicidade. Ele é um homem simples, inteligente, que vem mais uma vez enobrecer o povo daquela terra, o povo de Blumenau, cidade que tanto tem contribuído para o estado de Santa Catarina, colocando à disposição nomes dignos e honrados já citados que se destacam em todas as fileiras públicas deste querido estado.
Mas não poderia deixar de elogiar mais uma mulher. Preciso deixar registrado para o povo de Santa Catarina o prazer que tenho em deixar depositado o meu voto de confiança à senadora Ideli Salvatti, que se tem mostrado uma guerreira pelas coisas de Blumenau, pelas coisas do estado de Santa Catarina como um todo. Não há uma reivindicação, uma inauguração e uma necessidade no vale do Itajaí em que não esteja lá a senadora Ideli Salvatti para nos defender no Congresso Nacional, junto à Presidência da República.
A referida senadora tem sido uma figura permanente no estado e é com orgulho que vejo o meu voto de confiança sendo traduzido em trabalho, em dedicação e em esforço. Sei que em Santa Catarina há três senadores, srs. deputados, mas só tenho visto um trabalhar, só tenho visto um passar por Blumenau, só tenho visto um comparecer nas inaugurações públicas, só tenho visto um brigar pelas coisas da nossa cidade. Onde estão os outros senadores deste estado? Não há um dia em que não saia uma nota de lutas da senadora Ideli Salvatti nos jornais e na imprensa do estado de Santa Catarina. É luta em cima de luta. Parece-me até que a senadora é a única do nosso estado. Onde estão os demais senadores deste estado?
O último senador que apareceu em Blumenau foi quando a deputada Ideli Salvatti esteve lá acompanhada dos demais senadores deste estado para brigar pelo acesso da BR-470 em minha cidade, para brigar pela duplicação da BR-470, para brigar pela construção do Hospital Universitário. Onde andam os senadores do estado de Santa Catarina, porque a senadora Ideli Salvatti caminha sozinha na luta pelas coisas deste estado?!
Quero, então, parabenizar a referida senadora pela luta e pelas conquistas que tem trazido ao povo de Santa Catarina.
Parabéns, senadora. V.Exa. dignifica o povo deste estado. E quero vê-la mais em minha cidade Blumenau, em todo o vale do Itajaí e, por que não dizer, em toda Santa Catarina.
Srs. deputados, quero falar também sobre a assinatura, ontem, da criação de mais uma universidade federal no estado de Santa Catarina. O presidente Lula autorizou a ordem de serviço para a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, deputados Ismael Santos e Décio Góes. E foi com muita alegria que o povo da região oeste do estado recebeu esta notícia. Todavia, é preciso lembrar da luta pela federalização da Furb.
Nós estamos aqui em cinco deputados estaduais nesta Casa, os deputados Ismael Santos, Cézar Cim, Jean Kuhlmann, Ana Paula Lima e este deputado, lutando pela federalização da Furb. Vamos lutar para que a nossa universidade seja federalizada com urgência. A Furb federal é uma necessidade do vale do Itajaí.
Então, quero solicitar a todos que se engajem nessa luta, ou seja, a bancada do PT, a bancada do PMDB, a bancada do DEM, o secretário de estado, o governador do estado, os senadores da República, a bancada dos deputados federais, pela criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, que é uma conquista que será aplaudida pelos representantes daquela região. Por isso tem que ser elogiada a atitude do presidente Lula por efetivamente atender as necessidades do oeste do estado. Mas não podemos abandonar e deixar por menos a luta em prol da federalização da Furb. Essa é uma luta de todos.
Então, vamos nos engajar nessa nova missão sras. deputadas e srs. deputados, vamos nos engajar nessa nova luta, ou seja, transformar a terceira universidade federal na universidade da Furb, pois Furb federal é uma luta de todos, é um benefício para todo o estado de Santa Catarina.
E mais, a Universidade Fronteira Sul precisará de um campus, de construções, de investimentos e a nossa universidade de Blumenau, a Furb federal já está pronta, esperando apenas os investimentos e os ajustes administrativos. A comunidade quer a transformação em universidade federal, o prefeito quer, o governo do estado quer, os docentes querem, os alunos querem, a Câmara de Vereadores quer, os empresários querem, os deputados querem, enfim é uma unanimidade, todos desejamos que a Furb se transforme em um instrumento federal.
Então nos unamos nesta luta, nesse desejo da comunidade do vale do Itajaí. A Furb já possui todas as instalações, já está tudo prontinho só esperando o decreto do presidente Lula para termos a Furb federal no vale do Itajaí, que é um desejo de toda a comunidade.
Então, vamos nos unir para que em breve, quiçá antes de 2010, quando foi prometida a inauguração da Universidade da Fronteira Sul, tenhamos já a Furb federal funcionando, uma vez que lá não precisamos de mais nada, são apenas questões administrativas, porque o prédio está pronto, a estrutura está montada, o corpo discente está pronto, é só ajustar as questões administrativas e irmos para a festa, para a comemoração de mais uma universidade federal no vale do Itajaí, a nossa querida Furb, a qual eu tive o prazer de freqüentar há muitos anos.
Parabéns, deputada Ana Paula Lima; parabéns senadora Ideli, continuem na luta pelas causas de Santa Catarina, que o povo deste estado certamente reconhecerá o trabalho e a dedicação de v.exas.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)