Pronunciamento

Ivan Naatz - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/05/2019
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Registra que participou do II Fórum de Estudos Turísticos na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Comenta que o evento contou com a presença de palestrantes dos Estados Unidos, Europa e América Central, que abordaram temáticas muito interessantes para Santa Catarina e o resto do Brasil, observando a evolução do turismo e a produção do vinho em vários setores.
Chama atenção para um tema que foi debatido no fórum, o enoturismo, segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. Afirma que Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem um potencial enorme para a atividade, com uma capacidade extraordinária para geração de renda. Menciona que a professora Lilia Ana Águas desenvolveu em Portugal um roteiro turístico, composto por nove cidades, que trabalham exclusivamente no enoturismo, tornando-se um dos maiores atrativos turísticos do país. Enaltece a professora pelas sugestões de como produzir renda em Santa Catarina com a prática da atividade em conjunto com estados vizinhos.
Conclui, lamentando e afirma que é inviável produzir e vender vinhos de maneira competitiva, devido ao percentual de impostos que incidem sobre a produção de vinho no Brasil, cerca de 83%. Compara com o imposto cobrado dos vinhos argentinos e chilenos, que é em torno de 26% e 19%.

Deputado Marcius Machado (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pelo empenho e amor ao turismo. Comenta que os produtores de vinho desejam equidade na questão tributária, pois já possuem qualidade e força de trabalho para desenvolver a produção de vinhos no estado. [Taquígrafa: Ana Maria]