Pronunciamento

Ivan Naatz - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/03/2019
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Reporta-se ao relatório sobre o turismo catarinense elaborado pela Fecomércio, salientando que o setor é responsável por 14% do PIB estadual. Entende que há necessidade de fazer uma reflexão devido à redução no índice de turistas que estiveram no estado, pois é o terceiro ano consecutivo. É um sinal amarelo de alerta.
Faz exibição, por meio de vídeo, elencando dados do litoral catarinense, mais precisamente dos municípios de São Francisco do Sul, Florianópolis, Balneário Camboriú, Laguna e Imbituba, onde mostra a porcentagem de vários itens, como a média de gastos diário de uma família, a nacionalidade, o tipo de hospedagem e outros. Enfatiza que o turismo possui um fator multiplicador, gera emprego e renda, desenvolvimento econômico para o litoral e o estado. Destaca que a presença do turista paulista triplicou em Santa Catarina. Também, cita que a Argentina já representou 50% do turismo litorâneo, e que ainda continua expoente, vindo atrás Paraguai, Uruguai, Chile e outros países.
Alude que, mesmo tendo uma avaliação boa no geral, alguns itens prejudicam o turismo, como: trânsito ruim, preços altos, lixos nas praias e esgoto correndo. Considera que essas questões devem ser analisadas porque o turismo é vital para Santa Catarina e pede o apoio dos colegas para encontrar soluções.

Deputado João Amin (Aparteante) - Parabeniza o tema abordado pelo deputado e salienta a necessidade de se ter uma política de turismo, porque é um setor que incrementa a economia do estado. [Taquígrafa: Sílvia]