Pronunciamento

Ivan Naatz - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/05/2019
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Inicia seu discurso informando que no dia anterior esteve em reunião na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, com outros deputados e entidades do setor de turismo, e afirma estar preocupado quanto à aviação comercial do estado. Comenta que a saída da Avianca resultou em redução de vôos e aumento da tarifa.
Critica a proposta do governo em alterar o ICMS do combustível de aviação, sem propor uma contrapartida, e comenta que essa proposta precisa ser corrigida para que possa exigir algo em troca.
Cita exemplos de estados que readequaram a questão do ICMS do querosene e exigiram contrapartidas, como o Ceará, que possui a passagem aérea mais barata do Brasil por ter zerado a alíquota de ICMS.
Lamenta a redução de voos nacionais, a alta necessidade de rotas com conexões, e a atual situação de vôos internacionais no estado, afirmando que a única rota é para Buenos Aires.
Informa que apresentou uma sugestão de contrapartida e explica, exibindo no telão, uma planilha com dados para ilustrar sua fala. Comenta que essa proposta está sendo copiada de outros estados que conseguiram obter resultados.
Finaliza seu discurso pedindo para o líder do governo conversar com o governador Moisés, para que haja uma contrapartida.

Deputado João Amin (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela atitude, e comenta que essa negociação já deveria ter sido feita.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela iniciativa e informa que o governo já está tomando medidas de negociação.

Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Enaltece o deputado pelo tema abordado, e concorda quanto à contrapartida proposta, que sugere mais linhas e número de voos. [Taquígrafa: Sara]