Pronunciamento

Ivan Naatz - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/02/2019
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Alerta os deputados sobre o precário sistema de saneamento básico de Santa Catarina, destacando a ausência de tratamento de esgoto, principalmente no litoral que é abastecido com água poluída ou contaminada, situação que caracteriza total abandono de políticas públicas às praias catarinenses.
Divulga que entre os três estados do sul, Santa Catarina é o que tem o menor índice de tratamento de esgoto, menos 22%. Sobre a referida situação devastadora, ocasiona prejuízo na área do turismo, qualidade de vida, além de comprometer a água potável do estado.
Historicamente, relata que há 10 anos, iniciou-se a privatização do sistema de água nos municípios do estado. Salienta que o sistema adotado impediu a Casan de realizar a tarefa do esgotamento sanitário, e acrescenta que os pequenos municípios não têm condição financeira de fazer o tratamento de seus dejetos, surgindo assim contratos de privatização no litoral do estado.
No momento seguinte, exibe um vídeo feito por ele na praia de Armação, no município de Penha, ilustrando aos deputados a situação atual do precário esgotamento sanitário naquele município.
Encerra, ratificando que o Partido Verde sintoniza com a causa ambiental, e solicita aos pares da Casa Legislativa para juntos adotarem a defesa do saneamento básico de Santa Catarina.

Deputado Volnei Weber (Aparteante) - Parabeniza o deputado trazer à tribuna tema relevante e acrescenta que, quando prefeito de São Ludgero, conseguiu 100% no tratamento do esgoto na área urbana e rural.

Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Informa que conhece a situação alarmente das praias de Santa Catarina, ocasionada pela falta de política de gestão ambiental, ao mesmo tempo critica os gestores estaduais, referindo-se à Casan por não ter dado à devida atenção. Sugere o projeto de implantação de emissários submarinos em prol da causa.

Deputado Bruno Souza (Aparteante) - Parabeniza o deputado, e corrobora as palavras do deputado Coronel Mocellin.[Taquígrafa: Elzamar]