Pronunciamento

Ivan Naatz - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/11/2019
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Comenta que no próximo dia 15 de novembro inicia a cobrança da TPA nos municípios de Bombinhas e Governador Celso Ramos. Cita matéria do jornal Notícias do Dia, afirmando que serão colocados pedágios a cada 50 km na Br-101 sul, o que considera uma exploração absurda e uma forma de taxar turistas que visitam o estado.
Traz a informação de que o município de São Francisco do Sul também tem o interesse em colocar a cobrança da TPA futuramente, igualmente taxando turistas, e alerta que os moradores de Joinville terão que pagar pedágio para entrar naquela cidade, e isso é preocupante.
Traz imagens que demonstram os valores a serem cobrados por motos, carros de passeio, furgões, caminhões e ônibus. Diz não ter lógica os valores cobrados, pois são diferentes para cada tipo de veículo.
Também o colunista Paulo Alceu questiona a quem beneficia as TPA e pedágios, o que chama de o melhor negócio do verão catarinense. O deputado afirma que a TPA é uma transferência de renda do turista para a empresa, pois a mesma já ficou com R$ 31 milhões em Bombinhas e ficará com R$ 9 milhões em Governador Celso Ramos.
Explica que a empresa tem um software que calcula a quantidade de veículos em visita aos municípios, e por isso chegam a esse valor, com apenas essa tecnologia e meia dúzia de funcionários.
Lembra que esta pauta esta em julgamento no STF, e convida os demais deputados a não permitirem a TPA no estado. [Taquigrafia: Guilherme]