Pronunciamento

Ivan Naatz - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/05/2022
DEPUTADO IVAN NAATZ (Orador) - Salienta a advertência da Defesa Civil de que as chuvas em Santa Catarina serão intensas, e os catarinenses têm que se preparar. Por isso, comenta sobre a situação das barragens de contenção de cheias do Vale do Itajaí, criticando o Governo estadual. Questiona, solicitando explicação, por que o Poder Executivo não fez nada para proteger a população das cheias que podem ocorrer.
Registra que a Barragem de José Boiteux, que é muito importante como sistema de proteção às cheias, está abandonada e sem estrutura, suas comportas não funcionam. Assim como a Barragem de Ituporanga, que está na mesma situação. Apresenta a fala do Prefeito Topázio, de Florianópolis, e também da Defesa Civil, sobre a previsão de chuva acima do normal e as consequências que podem ocorrer para a população. Exibe fotos das barragens de Santa Catarina. Afirma que o Governo tem recursos para a ampliação das barragens, e também recebeu verba federal, apelando para que tome providências urgentes para evitar calamidade à população de Santa Catarina.
Deputado José Milton Scheffer (Aparteante) - Contesta o Deputado Ivan, dizendo que a Defesa Civil está acompanhando as chuvas intensas em todos os municípios catarinenses, e que a instituição tem ótimos técnicos e equipamentos.
Deputado Adriano Pereira (Aparteante) - Concorda com o Deputado Ivan, alegando que é grave o que está ocorrendo com as barragens, e é preciso atitudes do Estado e do Governo Federal.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Enaltece o trabalho da Defesa Civil, mas lembra que as barragens causam preocupação devido à precariedade em que se encontram, citando que já trabalhou em enchentes e sabe do sofrimento da população em situações de cheias devido às chuvas. [Taquígrafa Ana Maria]

DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Destaca a sua confiança na competência e talento da Defesa Civil no tocante ao desempenho quanto às chuvas no Estado.
Discorre sobre a Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Padroeira de Araranguá. Informa que o evento ocorrerá na data de 04 de maio, promovendo a maior festa de devoção mariana do sul de Santa Catarina.
Informa que a festa reúne cerca de 20 mil pessoas em procissão de romaria, e diz desconhecer tamanha demonstração de fé em outro local. Fala sobre a procissão e comenta sobre o ato de fé dos devotos, parabenizamdo a Diocese de Criciúma e Araranguá pelo evento religioso.
Ressalta o desejo de que nossa Senhora Mãe dos Homens venha a interceder por todos, iluminando as decisões que venham a ser tomadas no Plenário e na Casa, as quais são importantes para a vida dos catarinenses. [Taquigrafia: Guilherme]