Pronunciamento

Ismael dos Santos - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/08/2011
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente e srs. deputados, eu quero aproveitar esse momento do partido para prestar a minha homenagem, deputado Volnei Morastoni, à nossa querida Blumenau.
A cidade de Blumenau, na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, comemora os seus 161 anos. É um município bem conhecido em todo o país, desde a sua fundação pelo farmacêutico dr. Hermann Bruno Otto Von Blumenau, que chegou às margens do rio Itajaí-Açu com 17 colonos. E é bom mencionar, até por uma questão de cultura e de homenagem, todos eles protestantes e, até por questões religiosas, dirigiram-se também às margens do rio Itajaí-Açu para lá edificarem a colônia, mais tarde autorizada pelo imperador Dom Pedro II e sob o comando do dr. Blumenau.
Hoje Blumenau se destaca em todas as áreas, na área cultural, na área econômica, tendo um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do país e sendo um polo, como disse, industrial e tecnológico, na área de informática e na área têxtil, por suas empresas centenárias, como Hering e mais tarde Teka, Artex, Sulfabril e Karsten, que tornaram Blumenau conhecida e de fato uma cidade pujante em todos os seus desafios.
Também na área educacional merece destaque a Furb e mais de dez, hoje, instituições de ensino superior que fazem também Blumenau ser uma referência na área de ensino.
Vejam que de Blumenau mais de 30 municípios foram constituídos.
Mas quero registrar a minha homenagem ao povo de Blumenau - e eu também, como já disse num aparte que pude fazer ao pronunciamento da deputada Ana Paula Lima, tive o privilégio de nascer em Blumenau - e à perspectiva de superação do povo blumenauense, marcada muito bem pela última calamidade de 2008. E todos os srs. deputados e aqueles que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital lembram muito bem da tragédia ambiental que ocorreu na cidade de Blumenau e em todo o vale do Itajaí, com 24 óbitos e mais de três mil casas destruídas nessa calamidade.
A cidade de Blumenau tem mostrado essa determinação, esse poder de superação, reconstruindo a cidade. E quero aqui reconhecer o trabalho do prefeito João Paulo Kleinübing e de todas as lideranças políticas e empresarias da cidade de Blumenau, das intervenções que foram feitas para que Blumenau pudesse respirar mais uma vez e mostrar a todo o Brasil essa virtude de superação.
Blumenau conta, hoje, com mais de 300 mil habitantes, 80 mil residências e vem buscando ocupar o seu espaço que lhe foi garantido já há 161 anos, como disse, e festejaremos essa data nesta próxima sexta-feira, dia 2 de setembro.
Por tudo isso, deputada Ana Paula Lima, e que aqui também já fez o seu pronunciamento em homenagem à cidade, quero ratificar o meu reconhecimento àqueles que foram os desbravadores, os pioneiros, mas também àqueles que ao longo dos anos, nesses 161 anos, foram agregando valores ao município de Blumenau, de todo o estado de Santa Catarina e de outras regiões do país, bem como os imigrantes que aqui chegaram, os alemães, os italianos, posteriormente, mais tarde, os poloneses, deputado Antônio Aguiar, e os açorianos, naturalmente, que formaram essa belíssima cidade de Blumenau.
Ao concluir essa rápida homenagem, não teria outra frase mais adequada senão dizer, com todo o entusiasmo, alles blau, Blumenau!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)