Pronunciamento

Ismael dos Santos - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/06/2021
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Demonstra preocupação com a aprovação do Projeto de Lei 399/15, que legaliza o cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil. Comenta que essa necessidade do plantio para fins medicinais é uma falácia, visto que a Anvisa autoriza a importação com receita médica, e por isso acredita que o que se quer com esse debate é um passe livre para o uso recreativo.
Exibe um vídeo sobre uma petição chamada Droga STF, que incentiva a descriminalização do pequeno porte de drogas, julgando como algo lamentável. Comenta que quem defende essa causa nunca visitou uma comunidade terapêutica, e alerta que a maconha é porta de entrada para drogas pesadas. O Deputado lê uma notícia da imprensa francesa, sobre uma criança de 11 anos que faleceu vítima de overdose após ingerir narcotráficos, e afirma que, quando se pensa em liberalização de drogas, o resultado são tragédias como essa.
Agradece a comissão de Prevenção e Combate às Drogas por ter feito sua parte e exibe outro vídeo que mostra a visita dos técnicos dessa comissão a comunidades terapêuticas, informando que, apenas na última semana, 200 acolhidos foram instruídos a respeito da prevenção às drogas. Finaliza, agradecendo à Secretaria da Saúde por privilegiar os monitores de comunidades terapêuticas quanto à vacinação.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Concorda que o Projeto de Lei não tem interesse no uso medicinal da maconha, mas sim no uso recreativo. Deseja que a aprovação do referido projeto seja revertida. [Taquigrafia: Northon]