Pronunciamento

Ismael dos Santos - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/02/2012
O SR. PRESIDENTE (Deputado Nilson Gonçalves) - Dando sequência às Explicações Pessoais, temos como último inscrito o deputado Ismael dos Santos, que irá ocupar a tribuna por até dez minutos.
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Boa-tarde, sr. presidente, srs. deputados, obrigado, presidente pela deferência em poder ocupar a tribuna no final desta sessão, e o faço para registrar duas audiências que tivemos no dia de hoje.
A primeira audiência foi com o secretário de Agricultura de Santa Catarina, deputado João Rodrigues, quando reunimos agricultores da região do vale do Itajaí, de forma específica das cidades de Ilhota, Luis Alves e Gaspar, que estão preocupados com a disseminação do popular borrachudo, que tem prejudicado e muito os nossos agricultores daquela região, sobretudo após a tragédia de 2008, com a eliminação de alguns córregos e ribeirões, acabou proliferando ainda mais o número de borrachudos naquela região. E houve, por parte do secretário da Agricultura, João Rodrigues, uma boa acolhida da proposta no sentido de incrementar o combate a esta praga, dando segurança, dando uma comodidade melhor aos agricultores dessa região. Eu agradeço ao secretário da Agricultura, pela recepção que deu a todos os nossos agricultores.
Inclusive na comitiva estavam vários vereadores, o vereador Kleber Edson Wan-dall, representando a cidade de Gaspar, assim como também vereadores de Luis Alves, de Ilhota, que nos garantiram que nos próximos 60 dias teremos uma solução para essa problemática naquela região.
Faço também o registro da reunião que tivemos hoje pela manhã em Jaraguá do Sul, quando reunimos comunidades terapêuticas de todo o estado de Santa Catarina, e tivemos a oportunidade de participar da fundação da Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas. Ainda não tínhamos esta associação no estado, hoje, temos cerca de centenas de associações de comunidades terapêuticas já devidamente organizadas, que agora se unem num processo muito forte, de união, de metas, de objetivos, para terem de fato voz e vez na sociedade catarinense.
Parabéns ao companheiro Arsanjo Paul Colaço, que foi eleito presidente dessa associação, é um grande passo no sentido de trabalharmos com essas comunidades que têm de uma forma ou de outra, contribuído no combate e prevenção às drogas, em especial na reabilitação de dependentes químicos. Parabéns ao Arsanjo e a toda a diretoria eleita na formação e fundação, hoje, da Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas.
Sr. presidente, ainda gostaria de fazer um registro, na verdade, in memoriam, em homenagem a um amigo escritor, intelectual brasileiro, que nos deixou no último domingo, dr. Robinson Cavalcanti, teólogo, doutor em ciências políticas.
Ele foi um dos grandes construtores da então campanha das Diretas Já no Brasil. Conheci Robinson Cavalcanti em 1984, quando participei, em Belo Horizonte, de um seminário com ele. De lá para cá mantivemos uma boa relação.
Foi um grande articulista, um escritor memorável, com vários livros, entre eles A Utopia Possível, mas, infelizmente, deputado Sargento Amauri Soares, Robinson Cavalcanti, no último domingo, em Recife, foi assassinado, ele e sua esposa, à facadas, por um filho adotivo, usuário de drogas.
O rapaz morava há 20 anos nos Estados Unidos, retornou há 15 dias para o Brasil, e domingo, infelizmente, depois de uma superdose de cocaína misturada com crack e mais bebidas alcoólicas, retornou à casa do seu pai adotivo e com uma faca eliminou o pai, já com 65 anos de idade, e a sua própria mãe.
Lamentável do ponto de vista da perda, pois Robinson Cavalcanti significa muito para o grupo de pensantes desse país. Não há dúvida de que o Brasil ficou mais pobre, perdeu uma referência ética e por outro lado aumenta o nosso compromisso por um país sem drogas.
Fica aqui, sr. presidente, o nosso registro, in memoriam, a este amigo, escritor, doutor em ciências políticas, Robinson Cavalcanti.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)