Pronunciamento

Ismael dos Santos - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/07/2008
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, sra. deputada e srs. deputados, quero também, deputado Ivan Naatz, em nome dos democratas, registrar a satisfação de ter atuado nesta Casa ao lado de v.exa. que tão bem representou a cidade de Blumenau e o Partido Verde.
Aliás, deputado Ivan Naatz, nesta manhã vim inclusive de gravata verde em homenagem ao seu partido. O poeta diz que a vida é um constante chegar e partir. Chegamos juntos a esta Casa, fico um pouquinho mais, mas espero, num futuro próximo, estar junto com v.exa. atuando neste Parlamento.
Faço, antecipadamente, a minha saudação, em nome do Democratas, ao deputado Giancarlo Tomelin, que assumirá dentro de instantes, desejando que a sua juventude e o seu empreendedorismo possam ser a tônica da sua atuação no Parlamento catarinense.
Seja bem-vindo! É mais um blumenauense aqui na Assembléia Legislativa.
Sra. Deputada Ana Paula Lima, presidente em exercício desta Casa e que tão bem fez sua intervenção nesta manhã sobre a perspectiva das eleições no próximo dia 5 de outubro, quero dizer que de fato concordo com v.exa. sobre a necessidade de reflexão e da responsabilidade dos cidadãos brasileiros.
Aliás, precisamos estar firmados no tripé da linha ideológica, da competência e da ética. Sobretudo ética e competência porque não queremos meramente prefeitos e vereadores competentes, mas que não tenham caráter; mas também pouca valia tem o candidato a prefeito ou a vereador com ética, mas sem competência. Acho que esse binômio é fundamental para a saúde da democracia.
Por falar em democracia, ontem tivemos aprovado nesta Casa o Requerimento n. 852, que é uma sugestão ao Tribunal Superior Eleitoral. Hoje o Brasil conta com 130 milhões de brasileiros que terão o direito de ir às urnas, e segundo informações do próprio Tribunal Superior Eleitoral, nas últimas eleições, em 2006, 20 milhões de eleitores deixaram de votar porque estavam distantes do seu domicílio eleitoral. E considerando a eficiência das eleições do Brasil, da perspectiva da informatização, da tecnologia, do voto eletrônico, estou fazendo uma sugestão ao Tribunal Superior Eleitoral para que estude a possibilidade de incorporar a contagem do voto do eleitor em trânsito nas próximas eleições. Afinal de contas, foram 20 milhões de brasileiros que deixaram de votar nas últimas eleições porque estavam em trânsito.
Ainda na perspectiva dos requerimentos, também apresento nesta Casa o Requerimento n. 882, relacionado à questão da segurança. E falo de maneira específica de Blumenau, pois estamos preocupados com dados recebido nas últimas semanas repassados pele imprensa, rádio, televisão e jornais. Todos os postos de combustíveis da cidade de Blumenau já sofreram algum tipo de assalto. Sem exceção. São dois homicídios por mês.
Segundo a ONU, nós estamos abaixo do índice recomendado de segurança no que diz respeito ao efetivo. Temos apenas 316 policiais militares; na região norte da cidade não há nenhuma delegacia da Polícia Civil. Por isso estamos sugerindo à secretaria da Segurança Pública do estado que, atendendo à comunidade, em face dos altos índices de criminalidade, trabalhe na possibilidade de instalar uma delegacia na região norte daquele município. E não apenas isso, que aumente também o efetivo. Há a promessa do governador do estado de 50 novos policiais militares e pelos menos 19 policiais civis para a cidade de Blumenau. Esperamos que cumpram essa promessa.
Quero concluir a minha rápida intervenção nesta manhã, sras. deputadas e srs. deputados. Gostaria de me referir à BR-470, com mais uma manchete: "Pai e filho morrem em acidente na BR-470 nesta semana". A BR-470, que tem um tráfico de 15 mil veículos por dia; a BR-470, que é a responsável por 40%, deputado Pedro Uczai, do escoamento da economia catarinense. Segundo o DNIT, de 2003 a 2006 foram 325 acidentes fatais, uma média de 100 mortos por ano.
Estamos esperançosos com a promessa do ministro Alfredo Nascimento, deputada Ana Paula Lima, quando lançou o edital para a duplicação da BR-470, pelo menos os 74 quilômetros de Navegantes até Indaial, com a promessa de conclusão já no final de 2010. Que assim seja. Mas queremos mais: que esse projeto alcance de Itajaí a Curitibanos, deputado Elizeu Mattos. A população de Santa Catarina não pode esperar mais! Chega de discursos que emperram o processo, pois pessoas continuam morrendo, empresas deixam de investir na região ou, pior do que isso, migram para outras regiões. A duplicação da BR-470, uma de nossas bandeiras nesta Casa, sem dúvida alguma é uma obrigação moral, uma obrigação política e também econômica!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)