Pronunciamento

Ismael dos Santos - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/03/2015
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente e srs. deputados, tivemos a oportunidade, neste final de semana, de fazer algumas visitas ao interior do estado, em especial ao meio-oeste e ao planalto. Na Câmara de Vereadores de Xaxim recebemos uma solicitação que quero compartilhar com os srs. deputados, até porque acredito que muitos já tenham recebido demanda semelhante. Refiro-me às reivindicações dos nossos caminhoneiros, e o deputado João Amin, nosso presidente da comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, com certeza está conectado com essa temática.
Acompanhamos também, sr. presidente, as manifestações deste final de semana, que foram, diga-se de passagem, ordeiras, tanto as que ocorreram na sexta-feira, quanto as que ocorreram no domingo, ambas importantes para alertar a consciência política do Brasil e para que tenhamos, de fato, um país digno de ser uma república federativa.
Eu gosto muito da expressão do escritor Adam Smith que, em seu livro sobre países ricos e países pobres, diz que o futuro estará aberto àqueles que têm mãos limpas, caráter e cérebro. É disso que precisamos, em especial da classe política gestora deste país.
Mas retomamos aqui a moção recebida da Câmara de Vereadores de Xaxim, que se refere às condições das atividades dos caminhoneiros, posto que Xaxim foi basicamente o epicentro de toda a movimentação em Santa Catarina, deputado Kennedy Nunes, no que tange à alta carga tributária, à disparada do preço dos combustíveis, às condições de tráfico das nossas estradas e à falta de segurança, mas também pensando nos nossos agricultores, no agronegócio, nos nossos empresários, comerciários e nas transportadoras do nosso país.
Eu sintetizo aqui algumas das reivindicações que foram muito bem trabalhadas pelos caminhoneiros, que fizeram chegar seu grito até o Palácio do Planalto. Entre as reivindicações na busca da resolução deste problema temos:
* A solicitação de um prazo razoável de carência nos financiamentos, sem cobrança de juros no período;
* A redução da carga tributária para as empresas pequenas;
* A aposentadoria integral para motoristas com mais de 30 anos de contribuição;
* O passe livre nas praças de pedágio com eixo suspenso;
* A busca de estradas em condições seguras prezando pela vida de todos os usuários;
* A redução do preço dos combustáveis;
* O respeito aos motoristas, sempre os tratando com dignidade;
* A adoção de mecanismos para balizar o preço do frete - e parece-me que essa é a principal reivindicação.
Então, solidarizamo-nos com os caminhoneiros e sua pauta de reivindicações, deputado Aldo Schneider, esperando que de fato haja uma resposta do governo federal, para que não tenhamos a repetição dos problemas ocorridos no início deste mês em Santa Catarina, que ainda geram prejuízos para o estado, principalmente para o agronegócio.
Nós acompanhamos a comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano ao oeste catarinense e ouvimos os caminhoneiros e os agricultores. Nesta hora é preciso mais do que nunca bom senso e diálogo.
Então, nesta rápida intervenção, sr. presidente, essa foi a mensagem que gostaríamos de deixar ao estado e a este plenário, além de dar publicidade à moção da Câmara de Vereadores de Xaxim que recebemos.
Deputado Kennedy Nunes, se v.exa. quiser ocupar o restante do espaço do PSD, fique à vontade.
Obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)