Pronunciamento

Ismael dos Santos - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/10/2014
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, de forma muito breve, mas necessária, nesta tarde, quero fazer o reconhecimento a essa data que não comemoramos ou celebramos, mas que serve para a nossa reflexão, que é o Dia do Professor. Eles têm essa missão de informar e, às vezes, até mesmo de formar as nossas crianças, em especial, os nossos adolescentes. E hoje, nessa reflexão, queremos agradecer àqueles que, ao longo da sua caminhada, investem em pessoas e tornam possível a nossa nação.
E faço nesta tarde uma menção especial a uma professora que marcou a minha caminhada, que é a dra. Odília Carreirão Ortiga, hoje com seus 80 anos, mas que muito influenciou na minha caminhada, especialmente durante o mestrado e doutorado, durante oito anos, quando foi minha mentora e eu sempre discutia e debatia com ela as questões de educação e política, deputado Padre Pedro Baldissera. De fato é preciso reconhecer que nós da classe política e a sociedade como um todo temos um enorme débito, uma gigantesca dívida para com o Magistério, porque não há dúvidas de que educar é um verbo extremamente precioso e talvez seja a mais nobre de todas as missões, porque é a partir da educação que poderemos transformar este país e as futuras gerações.
Por isso, neste Dia do Professor, como disse, um dia muito mais para reflexão, a nossa sincera homenagem e consideração a todos aqueles que nos ajudaram ao longo da nossa caminhada e da nossa formação acadêmica.
Aproveito o momento para registrar, com satisfação, o primeiro seminário Internacional de Literatura Infantil e Práticas de Mediação Literária, que está ocorrendo na nossa Universidade Federal de Santa Catarina e que trabalhará com tendências e desafios da literatura para as nossas crianças e para os nossos jovens. Quando falamos em literatura infantojuvenil sempre estamos entre dois polos, às vezes, contraditórios: lúdico e ético. Na literatura infantojuvenil há um grande debate entre os intelectuais, discutindo se ela deve ou não trabalhar também na perspectiva ética disseminando valores e princípios ou se deve apenas se ater a perspectiva lúdica brincando com as palavras como fazia o nosso Monteiro Lobato.
De qualquer forma, seja no campo ético ou lúdico, queremos parabenizar àqueles que atuam na área da literatura infantojuvenil e que incentivam o debate como esse que acontece nesta semana na UFSC.
Por ultimo, sr. presidente e srs. deputados, precisamos registrar a nossa solidariedade àqueles que foram atingidos pela chuva de granizo no planalto catarinense na última segunda e terça-feira. Foram atingidos 20 municípios no planalto catarinense, mais de 80 mil pessoas atingidas no município de Lages. Acompanhamos de perto e tive a oportunidade de acessar hoje a nossa Defesa Civil do estado de Santa Catarina, que está procurando de uma forma ou de outra socorrer essas pessoas atingidas. Amanhã mesmo estaremos fazendo também um roteiro pelas cidades de Rio Rufino, Bocaína do Sul e de Lages para acompanhar de perto aqueles municípios que foram duramente atingidos por essa chuva de granizo no planalto catarinense.
Temos lá amigos, familiares, eleitores e queremos fazer também a nossa parte, já que passamos por situações semelhantes a essa com as cheias e sabemos o que significa um desastre natural como esse, que principalmente atingiu a cidade de Lages.
Registramos, nesta tarde, a nossa solidariedade, e que Deus possa dar coragem, ânimo e determinação aos nossos amigos do planalto norte e central para que eles superem mais essa dificuldade, esse embate, do ponto de vista climático, que atingiu tantas famílias, o comércio, enfim, a economia local, chegando a ocorrer, inclusive, um óbito ontem na cidade de Lages.
Faço nosso registro de solidariedade me comprometo a acompanhar de perto a participação do governo do estado, em especial da Defesa Civil, na região.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)