Pronunciamento

Ismael dos Santos - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2012
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, quero, inicialmente, cumprimentar o meu amigo jornalista José, de Indaial. É uma satisfação recebê-lo, nesta manhã, neste plenário.
Sr. presidente, sra. deputada, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, quero iniciar o meu pronunciamento parabenizando o movimento Jovens Livres, situado na divisa entre Gaspar e Blumenau, pela bela festa realizada neste final de semana celebrando os 18 anos de caminhada na região do vale do Itajaí.
Esse movimento foi fundado pelo amigo José Silva há 18 anos, como disse, que durante essa longa caminhada, deputada Ana Paula Lima, nesse movimento tem espalhado esperança pelo vale do Itajaí resgatando vidas e dando uma nova perspectiva a esses jovens. São 30 internos, que é a capacidade daquela comunidade terapêutica. Mas parabéns ao movimento Jovens Livres por esse trabalho fantástico desempenhado pela Igreja Batista Luz para as Nações, que de uma forma solidária tem estendido a sua mão a dependentes químicos do vale do Itajaí.
Também no dia de ontem estivemos visitando a residência terapêutica que resgata vidas no sul do estado, em Araranguá. Fomos conhecer de perto, deputado Sargento Amauri Soares, o trabalho realizado por essa entidade naquela região que há sete anos vem expandindo suas atividades, hoje com capacidade para 20, 25 internos; um belíssimo trabalho que está sendo feito no sul do estado naquela comunidade terapêutica.
Eu gostaria, sr. presidente e srs. deputados, de reconhecer também o trabalho do governador Raimundo Colombo nessa questão da unificação do ICMS. Assim sendo, pelo menos a leitura que temos no cenário é de que o martelo já está batido no que diz respeito a essa definição federativa, fica para nós a importância desse momento na busca de uma compensação, como tem dito o próprio governo federal, para o estado de Santa Catarina.
Mas recebemos, deputada Ana Paula Lima, com muita satisfação a notícia da possibilidade de ser estadualizada a BR-470 e, numa contrapartida do governo federal, termos a tão sonhada e desejada duplicação da BR-470, em especial nessa primeira etapa dos 74km iniciais entre Navegantes a Indaial.
Espero que de fato essa proposta se concretize porque contribuirá não somente para o desenvolvimento econômico do vale do Itajaí, mas de toda Santa Catarina.
Tenho dito desta tribuna que a BR-470 é importante porque através dela são transportadas mais de 40% da economia do estado, pois as mercadorias vêm do oeste em direção aos portos de Itajaí e de Francisco do Sul. Além disso, é importante também pelo que representa em termos de dignidade para o nosso povo, porque todos os anos ocorrem cerca de 100 óbitos naquele trecho.
Sendo assim, recebemos com muita satisfação a notícia - e os jornais estão registrando o fato - da estadualização da BR-470 com uma perspectiva concreta, sólida, de parceria com o governo federal.
Vou dividir o tempo do partido com o deputado Maurício Eskudlark, mas antes disso, sr. presidente, gostaria de fazer um convite todo especial. Na próxima quinta-feira haverá a abertura oficial do 20º Encontro Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora. Trata-se de um trabalho que vem sendo feito há 30 anos na cidade de Camboriú e que reúne mais de 150 mil pessoas. E para tanto convido os catarinenses de uma maneira geral e os deputados em particular para estarem conosco na próxima quinta-feira, juntamente com o governador Raimundo Colombo, na abertura dessa festividade.
Nossas congratulações a esse trabalho que está presente em 20 nações, que resgata vidas, que atende ao social, ao educacional, com escolas primárias em vários países, como o Haiti e o Peru. São 22 barcos que atuam na região da Amazônia, fazendo trabalhos de clínica odontológica e de abrigos infantis. Na região nordeste do Brasil os missionários trabalham na abertura de poços artesianos; nas regiões áridas da África atendem aos que passam fome. Enfim, mais de mil famílias são mantidas, hoje, pelos Gideões Missionários em várias partes do mundo, em várias nações.
Minhas congratulações ao pastor Cesino Bernardino e à sua equipe. De fato esperamos que seja um momento histórico para os gideões missionários esse 20º Encontro Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora, que iniciará nesta quinta-feira, no centro de eventos de Camboriú.
Como costumamos dizer, servir pão é a maneira mais segura de chegar ao coração do povo e isso os nossos gideões missionários têm feito com muito altruísmo, com muita dedicação.
Ficam aqui os nossos parabéns e os votos de pleno sucesso!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)