Pronunciamento

Ismael dos Santos - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/09/2020
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Informa que, na presente data, ocorreu um debate com a exposição dos números pela Secretaria da Saúde, do quadrimestre, que relacionou as questões da pandemia.
Desta forma, expressa preocupação em relação às UTIs dos hospitais de Santa Catarina, pois se sabe que, com o início da pandemia, o Governo Federal destinou aos municípios catarinenses recursos específicos para o custeio de tratamento de pacientes infectados. Inicialmente, foram repassados recursos para o custeio durante seis meses, mas agora foi cessado o repasse pelo Governo Federal, mantendo-se apenas 50% dos leitos em alguns hospitais de referência.
Menciona que é preocupante, pois alguns municípios tiveram a redução de 100%, e conforme representantes do Governo municipal de Gaspar, o hospital tinha dez leitos e gostariam de ficar com cinco leitos, mas foi zerada essa possibilidade. Questiona a Secretaria de Saúde sobre a questão e quais as medidas estariam sendo adotadas sobre a situação se, por acaso, ocorrer uma segunda onda do coronavírus. Lamenta tal fato, pois houve o reconhecimento de que a taxa de ocupação dos leitos era de 34%, neste município, desta forma não entende como foi zerada a UTI, uma vez que a pandemia continua em curso.
Finaliza, apelando que haja diálogo entre o Governo Federal e Estadual para que haja manutenção do custeio dos leitos de UTI, ainda que de forma reduzida,
Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Corrobora a fala do Deputado Ismael dos Santos, acrescentando que a pandemia só trouxe coisas ruins, mas pelo menos que deixe um legado no sentido de estrutura dos leitos de UTI, sendo que uma parcela dos mesmos deveria permanecer.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Corrobora as palavras do Deputado porque considera justo que esses leitos continuem onde estão. Alerta sobre as cirurgias que foram adiadas, e outros procedimentos que não foram feitos pela população durante a pandemia.
Deputada Paulinha (Aparteante) - Soma-se à causa proferida pelo Deputado Ismael dos Santos, e se coloca à disposição para ajudar no que for possível. [Taquígrafa: Ana Maria]