Pronunciamento

Ismael dos Santos - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/12/2020
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Dirige-se à tribuna com o objetivo específico de prestar contas do seu trabalho no Parlamento Catarinense, como membro da Comissão de Saúde, e também agradecer aos seus parceiros sempre solidários à temática, inclusive, possibilitando a realização de uma audiência pública sobre a tão sonhada vacina contra o cornavírus.
Complementa o tema, lendo a manchete de capa da última edição da Revista Veja: Uma conquista histórica, do efetivo compromisso de alguns países como a Rússia, Alemanha, Estados Unidos e Canadá na elaboração da vacina, contrapondo-se ao processo displicente no Brasil.
Instalando um ambiente de preocupação, que motivou os membros da Comissão de Saúde propor ao Conselho da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina uma audiência com o embaixador da Itália no Brasil, Dr. Francesco Azzarello, possibilitando um diálogo com o Conselho das Universidades Italianas, que estão investindo em pesquisa e extensão de uma vacina na Itália.
Conta, ainda, que, em data anterior, houve uma nova conferência remota com o Secretário da Saúde e o representante técnico da Embaixada da Itália, no sentido de avançar tal perspectiva. Seguindo o assunto, revela que houve um contato com o Dr. Ubaldo Cesar Balthazar, Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, disponibilizando a área científica daquele estabelecimento de ensino, também o Laboratório Central - LACEN, para se ter a logística necessária a um futuro projeto. Diz, ainda, que a ideia seria um consórcio entre Itália e Santa Catarina.
Comenta que o Governo Federal também está providenciando algumas iniciativas de combate à doença com o Programa de Imunização Nacional, entretanto, reforça que há necessidade de se ter outros planos ao combate do coronavirus.
Finaliza, ratificando que na semana em curso haverá uma nova rodada de conversação com o Conselheiro do Ministério das Universidades da Itália, direto de Roma, como o objetivo de avançar uma parceria entre o Governo italiano e o Estado Catarinense por meio da Secretária Estadual de Saúde, buscando alternativas no combate à COVID-19, presente no mundo atualmente.
Deputado Dr. Vicente Caropreso (Aparteante) - Acrescenta que aconteceu um debate importante com a Fiocruz, uma pesquisadora do FDA americano e o sr. Dimas Covas, e considera todas as iniciativas extremamente positivas, no sentido de trazer mais possibilidades de vacinas para o País. [Taquígrafa: Elzamar]