Pronunciamento

Ismael dos Santos - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/02/2014
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Muito obrigado, sr. presidente.
Srs. deputados, sras. deputadas, nossos ouvintes da Rádio Alesc Digital e telespectadores da TVAL, presto neste momento uma justa homenagem a esse cidadão catarinense, João José Cândido da Silva, com quem aprendemos conviver, principalmente nesse último ano.
O nosso secretário de Assistência Social João José Cândido da Silva nasceu em Blumenau, mas passou toda a sua infância e juventude na vizinha cidade de Pomerode e deixou-nos no último domingo, às 4h30. Inclusive, tivemos a oportunidade de estar com o sr. governador no ato fúnebre acompanhando o cortejo.
Vale a pena destacarmos a sua biografa nesta homenagem póstuma que faço ao cidadão João José Candido da Silva, por tudo o que ele representou para Santa Catarina e para o Brasil.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal, há mais de três décadas, há quase 40 anos. Foi Médico do corpo clínico do Hospital de Caridade. Era especialista em Medicina Esportiva, possuía Especialização em Administração Hospitalar, pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, além de ser professor universitário por mais de 38 anos em nossa Universidade Federal de Santa Catarina.
O dr. João José Cândido da Silva trabalhou durante 13 anos em Brasília. E nas décadas de 1980, 1990 ele atuou na secretaria executiva exercendo um cargo interino de ministro da Saúde e em outros cargos de secretário Nacional de Saúde, além disso, foi chefe do gabinete do ministério da Previdência e foi o segundo secretário Nacional de Assistência Social do nosso país, em 1998.
Depois também teve uma passagem pelo ministério da Educação, como chefe de assessoria especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários, representou também o MEC, quando no ministério da Saúde, no Conselho Federal de Entorpecentes, o Cofen.
De volta ao estado de Santa Catarina, foi titular da secretaria de estado da Saúde até 2002, depois assumiu a secretaria municipal de Saúde da capital. E antes disso teve passagem pela secretaria de Saúde de Lages. Finalmente, em 2012, assumiu a secretaria de estado de Assistência Social, Trabalho e Educação. E foi aí que iniciamos uma caminhada de diálogo, de conversação. Foi peça chave na formatação do Programa Reviver.
Quero hoje prestar esta homenagem póstuma a João José Cândido não somente pelas ideias que trouxe, pela sua bagagem na área da Saúde e Educação, contribuindo para a formatação do Programa Reviver, mas também fazendo périplo conosco por todo o estado de Santa Catarina.
Estivemos presentes em diferentes e intensas audiências públicas pelo estado, e ele sempre com as suas contribuições, com o seu knowh-how na área da Saúde e pela sua passagem também pelo Conselho Federal de Entorpecentes, trazendo essa contribuição para o nosso estado.
Eu quero me solidarizar com os nossos técnicos e funcionários da Secretaria de Assistência Social, em especial com o nosso secretário adjunto, nosso companheiro Leo, desejando que o governador Raimundo Colombo possa escolher um nome à altura para dar continuidade a esse trabalho.
Ficam os nossos registros, as nossas considerações à carreira brilhante, à caminhada tanto na área da Saúde quanto na da Educação, mas sobretudo, como já disse, na parceria como peça fundamental na formatação do Programa Reviver.
Portanto, as nossas homenagens a João José Cândido da Silva que certamente marca história no estado de Santa Catarina e no Brasil, pelas posições que ocupou em Brasília, em outras cidades do nosso estado, inclusive na nossa capital, e por último como nosso secretário de Assistência Social.
Parabéns ao nosso companheiro que nos deixou, pela sua forma sempre ética, determinada e brilhante. Ele tinha uma mente fantástica. Até tivemos a oportunidade de vários embates, às vezes, com pontos antagônicos, mas sempre buscando o melhor para a sociedade catarinense.
Eu me lembro das últimas conversas que tive com o secretário, que inclusive esteve, sr. presidente, na última terça-feira, acompanhando o discurso do governador Raimundo Colombo, sempre muito solidário, sorridente, com saúde, enfim, mas que no último domingo nos deixou.
Lembro também e registro com muito carinho dos debates que travamos em várias ocasiões, de algumas ideias que lancei no livro Bilhete no Muro, que ele fez questão de ler e fazer algumas anotações. Trouxe também alguns questionamentos sobre essa temática da política, principalmente no ocidente, com relação às questões ligadas à administração pública.
Portanto, registro as nossas homenagens ao João José Cândido da Silva, ex-secretário de Assistência Social, que nos deixou no último domingo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)