Pronunciamento

Ismael dos Santos - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/09/2019
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Corrobora a fala do deputado Maurício Eskudlark, lembrando que em 2018 ocorreram no Brasil 84 mortes de policiais em confronto com a criminalidade, e infelizmente 106 policiais militares se suicidaram.
Relata que, por isso, a comissão de Combate e Prevenção às Drogas trabalha com o tema Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, porém a necessidade de entender mais sobre o assunto não esta perto de terminar. Cita que é importante sempre estarmos atentos e dispostos a ajudar quem sofre com pensamentos suicidas. Divulga que a Revista Veja publicou matéria sobre a questão muito interessante que diz: "O suicídio precisa ser debatido porque no silêncio ele cresce". Acrescenta ser difícil falar sobre o suicídio, pois o mesmo chega até nós como tragédia, e que exige muita serenidade e equilíbrio o tempo todo. Agradece a parceria da Escola do Legislativo em relação aos vários seminários promovidos, "Viver é a Melhor Escolha", que estão sendo realizados em várias cidades catarinenses. Fala que os seminários buscam alertar à sociedade sobre os vários fatores que podem estar relacionados ao suicídio. Comenta resposta que obteve da Polícia Civil em relação a requerimento de sua autoria, destacando que nos últimos dez anos, de 2009 a julho de 2019, ocorreram 6,7 mil suicídios em Santa Catarina. Relaciona os números dos treze primeiros municípios que estão no ranking negativo de suicídios no estado. Ressalta que o estigma, a vergonha, a impotência da família, a dificuldade em se entender questões ligadas à saúde mental, precisam de um ponto final.
Conclui mencionando que, ao encerrar o mês dedicado a esta temática, a prece é que Deus nos ilumine para cada vez mais sermos apaixonados pela vida. [Taquígrafa: Ana Maria]