Pronunciamento

Ismael dos Santos - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2018
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Faz menção ao Dia Mundial do Livro, comemorado na presente semana, mencionando a ilustre frase do escritor Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros". Destaca ações pontuais realizadas na celebração, como palestras, sobre literatura e cidadania em alguns municípios do estado e escolas no sul do estado, propiciando às crianças debaterem literatura e política, apresentando imagens para ilustrar tais momentos. Defende com veemência a literatura ou os livros como instrumento para a grande saída do Brasil, uma vez que a leitura oferece, não apenas momento de prazer, mas realização pessoal ou prática educativa, pois existe um processo nas escolas oportunizando aos alunos desenvolverem o hábito da leitura, consequentemente libertando-os para ações pensadas e responsáveis.
Acrescenta ainda que a leitura ajuda na amplitude de ideias, conceitos, refutar, ratificar, entender os sentimentos e, inclusive, surpreender, conforme citação do crítico literário, Harold Bloom: "A literatura ascende a chama do intelecto". Reforça tal posição, citando a posição de Roland Barthes: "Todas as ciências estão presentes no mundo literário."
Salienta que a Casa Legislativa contribuiu expressivamente no que diz respeito à literatura, quando aprovou a Lei 15.019, de 22 de dezembro de 2009, à disposição dos catarinenses, criando o Programa de Incentivo à Produção Literária e Cultural. Reforça que a referida lei representa estímulo à publicação de livros, gerando oportunidade aos autores carentes de recursos e de apoio. [Taquígrafa: Elzamar]