Pronunciamento

Ismael dos Santos - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/09/2013
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, srs. deputados, nossos telespectadores, os que nos acompanham pela Rádio Alesc Digital e os presentes nesta sessão.
A tribuna também é um espaço que temos para prestar contas, deputado Ciro Roza, da nossa caminhada pelo estado de Santa Catarina, da nossa agenda, e eu quero registrar com satisfação a agenda que tivemos com o governador Raimundo Colombo na última sexta-feira, da qual também participaram a deputada Ana Paula Lima, os deputados Jean Kuhlmann, Aldo Schneider, Peninha e Décio Lima.
Na localidade de Belchior, em Gaspar, o governador efetivou, juntamente com o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, a tão sonhada ligação entre Gaspar e Luis Alves. Depois de muito tempo, de muita insistência e de muitos discursos de vários deputados desta Casa, finalmente foi assinada a ordem de serviço para a ligação Gaspar/Luis Alves. Houve também o comprometimento do secretário Valdir Cobalchini no sentido de promover a revitalização do acesso Luis Alves/BR-470, também um clamor daquela comunidade.
Quero aqui, deputada Ana Paula Lima, parabenizar o deputado federal Décio Lima, que das suas emendas destinou R$ 1 milhão para a pavimentação da rota das cachoeiras, em Belchior Alto, que muito ajudará o desenvolvimento do turismo naquela região.
Srs. deputados, no último sábado estivemos cumprindo a nossa missão, como presidente da comissão de Combate e Prevenção às Drogas desta Casa, no encontro da juventude de Petrolândia. Jovens cristãos de várias igrejas - Católica, Luterana e Evangélica - reuniram-se no ginásio municipal para escutar algumas propostas sobre o combate e prevenção às drogas. Na oportunidade tivemos a oportunidade de apresentar o Projeto Reviver àquela comunidade.
Na tarde de domingo foi a vez de Tubarão, no encontro estadual de líderes de adolescentes, quando também tivemos a oportunidade de expor o Programa Reviver para lideranças ligadas a adolescentes no estado de Santa Catarina.
Sr. presidente, ontem celebramos os 163 anos da chegada do dr. Blumenau àquela região. Juntamente com seus companheiros de viagem, 17 imigrantes luteranos, com muita determinação, visão, ousadia, tenacidade, disciplina e perseverança fundou uma cidade que hoje orgulha Santa Catarina.
Já naquela época Blumenau enfrentava as cheias e isso continuou ocorrendo ao longo de todos esses anos. São 163 anos da construção de uma cidade espetacular, uma cidade fantástica, e aqueles que como eu tiveram a oportunidade de lá nascer ou de adotá-la como sua, certamente se orgulham do povo trabalhador que construiu, de fato, uma comunidade diferenciada em Santa Catarina e no Brasil.
Registramos os 163 anos comemorados ontem na cidade de Blumenau com duas boas notícias. Uma, do governo federal, deputada Ana Paula Lima: finalmente as máquinas chegam à BR-470 para a tão sonhada duplicação. Começam a chegar as primeiras máquinas, os primeiros equipamentos, e nós certamente vibramos com isso. Mais do que nunca vamos monitorar todo esse processo por três, quatro, talvez cinco anos, mas é preciso começar.
Acreditamos que esse passo gigantesco, que começa exatamente na área mais urbanizada do trecho de 74 km entre Navegantes e Indaial, é um sonho que se torna realidade para todos nós, catarinenses, lembrando que pela BR-470 passam pelo menos 40% da economia catarinense.
Trata-se de uma rodovia que foi programada para 10 mil veículos/dia pela qual hoje transitam cerca de 30 mil. Por volta de quatro mil contêineres transitam todos os dias levando a riqueza de Santa Catarina para o mundo. Daí a importância da duplicação daquela estrangulada rodovia.
Sr. presidente e srs. deputados, ontem também foi o dia de festejarmos a interiorização da Universidade Federal de Santa Catarina. Felizmente, depois de muitas tratativas, a reitora Roselane Neckel fez o anúncio, na Fundação Universitária Regional de Blumenau, de que a UFSC está oferecendo os cursos de Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Matemática e Química. São 500 vagas para esses cursos que devem começar já no mês de março de 2014.
É bem verdade que nós, da cidade de Blumenau, especialmente nós, egressos da Furb - Fundação Universitária Regional de Blumenau -, gostaríamos de uma parceria imediata entre as duas instituições dentro de um processo de federalização. Mas temos que aplaudir a iniciativa do governo federal que, através da UFSC, numa proposta de interiorização da universidade, abriu essas 500 vagas em Blumenau, vagas essas que atenderão toda a região a partir de março de 2014.
Portanto, são duas boas notícias no aniversário de Blumenau. Trata-se de um momento de reflexão, que nos leva a espelhar-nos na experiência e, sobretudo, na determinação dos nossos pioneiros, mas que nos aponta para o futuro, na perspectiva de continuarmos construindo uma cidade cada vez mais forte economicamente e que orgulhe todos nós, catarinenses.
Parabéns a Blumenau pelos seus 163 anos!
Obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)