Pronunciamento

Ismael dos Santos - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2011
O SR. DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, o deputado Antônio Aguiar já levantava nesta tarde o debate sobre a questão das drogas.
Há 15 anos, eu venho acompanhando de perto essa problemática, sobretudo o binômio violência e drogas. Nós fundamos, na cidade de Blumenau, o Centro Terapêutico Vida, que busca dar reabilitação a dependentes químicos. Passaram por lá mais de mil jovens.
Nós entendemos que de fato a questão das drogas acontece por diferentes razões, seja por curiosidade, em especial dos nossos adolescentes, seja pela fuga dos problemas sociais, ou em busca de um falso prazer. E as consequências estão aí.
Eu gostaria, sr. presidente, com a sua permissão, de pedir que v.exas. assistam a uma rápida matéria de dois minutos, que foi exibida na semana passada no Jornal Nacional, sobre essa problemática e o desafio que isso traz para cada um de nós, parlamentares.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Muito obrigado à assessoria!
De fato, srs. deputados, não há um município em Santa Catarina, deputado Maurício Eskudlark - e v.exa. vem da Polícia Civil e conhece muito bem essa área -, onde essa problemática não esteja batendo às portas. Daí a importância de este Parlamento, juntamente com o governo do estado, agir de forma rápida e responsável.
Nós sabemos que há um tripé no combate às drogas. Há a questão da prevenção, através da educação; há a questão da repressão, feita pela Polícia Militar, pela Polícia Civil e pela Polícia de Inteligência; mas há também a questão da reabilitação. E aí há necessidade de estarmos presentes.
Sabemos que é possível combater as drogas com algumas ações que podem desestimular o uso delas em nosso estado e país.
Eu quero aqui, sr. presidente e srs. deputados, agradecer aos deputados com que tive a oportunidade de conversar hoje à tarde e que subscreveram um requerimento que estamos propondo a este Parlamento, com o seguinte teor:
(Passa a ler.)
"Os Deputados que este subscrevem, com amparo no art. 40 do Regimento Interno, requerem a constituição de Fórum Permanente de Combate às Drogas, com o objetivo de diagnosticar em cada município a extensão dos danos e as ações implementadas no combate, prevenção e tratamento."[sic]
Deputado Darci de Matos, a sociedade espera uma resposta deste Parlamento, sim. E nós queremos, através deste fórum parlamentar, fomentar esse debate buscando fazer, como disse, uma radiografia das drogas em Santa Catarina para saber de fato no que o governo está investindo.
Já apresentamos também um projeto ao governador Raimundo Colombo, e amanhã, deputado Darci de Matos, teremos mais uma audiência com o governador nesse sentido, agora juntamente com a bancada, para que seja implantada no estado de Santa Catarina uma clínica pública de internação de dependentes de drogas, sobretudo para jovens infratores. Existem várias ONGs em todo o estado de Santa Catarina que fazem um excelente trabalho, mas lá estão jovens que liberalmente, de forma espontânea, vão a essas casas buscando a reabilitação. O que nós estamos propondo é uma clínica para atender em especial aqueles adolescentes encaminhados pelos nossos Conselhos Tutelares. E a nossa proposta prevê um período de três meses de internação, sendo, posteriormente, acompanhados durante dois anos por uma equipe multidisciplinar.
Entendemos que essa é uma iniciativa que pode de fato contribuir para a educação, prevenção, recuperação e reabilitação dos dependentes químicos no estado de Santa Catarina.
Muito obrigado, sr. presidente e srs. deputados!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)