Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/08/2023
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Informa que na presente data, no final da tarde, haverá o lançamento da Frente Parlamentar das ODS, os objetivos da ONU, e que existe na Assembleia um projeto, que está na comissão de Finanças, que regulamenta esses objetivos.
Relata que observou no ranking dos municípios que atingem os objetivos da ONU, e são três catarinenses mais bem colocados: Florianópolis, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul. Assinala que são 17 objetivos que a ONU elenca como prioridades, e Santa Catarina têm como melhores índices, no tema, a igualdade de gênero, trabalho e crescimento econômico, dentre outros, em que o Estado atinge 100 pontos.
Menciona onde estão os piores resultados de Santa Catarina: água potável, percentual de famílias que não têm saneamento básico, infraestrutura, são dados referentes ao ano passado, também na agricultura sustentável houve queda e em outros quesitos. Entende que se tem alguns desafios e chama a atenção do Governo do Estado para haver uma ação conjunta da Casan, da Secretaria da Saúde e da Infraestrutura, sendo que no ranking do saneamento básico o Estado está entre os piores do Brasil. [Taquígrafa: Eliana]