Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2022
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Registra que acontecerá, na presente data, uma audiência com o Governador de Santa Catarina para tratar sobre a estiagem que atingiu mais de 25 mil agricultores no Estado.
Informa que o governo lançou programas de créditos rurais, mas os agricultores estão com dificuldades de acessar por questões burocráticas, restando como opção apenas um programa que libera créditos de até R$ 10 mil, resultando em grande número de inscrições, esgotando assim o recurso.
Explica que muitos agricultores estão com dificuldades de comprovar que tiveram prejuízos por conta da estiagem, e acrescenta que a audiência visa resolver essas problemáticas. Ressalta a importância dos R$ 200 milhões destinados à agricultura, mas afirma que não é suficiente para suprir a demanda de agricultores prejudicados pela estiagem.
Constata que em alguns lugares os técnicos da Epagri são ágeis em atender o agricultor e encaminhar os projetos, mas em outros lugares não acontece desta forma, entendendo assim que faltam pessoas nesta área. [Taquigrafia: Northon]