Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/07/2021
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Lembra quando, no início do Governo Bolsonaro, ele anunciou o fim dos radares e das lombadas eletrônicas. Contesta esse fato, pois no percurso de Pinhalzinho até aqui são 600km, e contou 43 lombadas eletrônicas. Acrescenta que, justamente, os trechos piores das rodovias, as empresas não recuperam, e que é competência dos Deputados cobrarem que o Governo Federal dê alguma resposta para Santa Catarina.
Refere-se ao sistema energético de Santa Catarina, que é um problema que o oeste está sentindo, também todo o Estado, e há um grande problema nacional que é a privatização da Eletrobrás. Menciona que, no Estado, a questão é que a Celesc faturou R$518 milhões, mas se está com um problema sério, que é o da energia trifásica no interior. Os agricultores querem investir em suas propriedades, mas o Estado não garante o fornecimento de energia elétrica e, no final da tarde, querem ligar as máquinas para ordenha e têm que revezar os horários porque não tem energia suficiente. Questiona sobre o que adianta a Celesc faturar esse valor, se os agricultores não conseguem investir nas suas propriedades.
Também, relata o estudo sobre as licenças ambientais represadas no IMA, que poderiam ser transformadas em investimentos, ultrapassam a R$50 bilhões, os empresários e agricultores não conseguem emitir licença ambiental, e Santa Catarina vai perdendo mais crescimento no cenário nacional.
Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Cita municípios onde produtores queriam aumentar a propriedade, tinham dinheiro, mas não tinham energia trifásica. E para isso solicitou que o presidente da Celesc viesse até a comissão, mas não aconteceu. Entende que é uma demanda muito grande, que precisa ser cobrada do Governo do Estado e da Celesc, para que ela traga o plano de investimentos que está sendo feito. [Taquígrafa: Eliana]