Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/02/2022
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Traz uma preocupação em relação à estiagem no oeste catarinense. Menciona um encontro que houve em Chapecó, com o Governo do Estado, com representantes da agricultura familiar e com a Ministra da Agricultura, que não trouxe nenhum auxílio ou subsídios do Governo Federal para os agricultores.
Considera que o descaso com Santa Catarina não é só em relação ao socorro para a estiagem, também houve o corte de verbas do Governo federal para as rodovias catarinenses, sendo que o Estado chega ao 4º ano sem obras do governo federal.
Ressalta, então, que sobrou para o Governo do Estado, que tem que fazer alguns programas para atender os agricultores nesse momento da estiagem. Fala que, dentre os programas que o Governo propôs, o mais acessado é o "Reconstrói". E em alguns lugares, os técnicos da Epagri são muito ágeis e conseguem liberar muitos recursos, mas em outros lugares há mais dificuldade e não têm programa liberado.
Destaca a questão daqueles produtores que estão gastando muito recurso para puxar a água e abastecer sua propriedade, e não estão tendo nenhum auxílio. Afirma que, nos últimos três anos, as estiagens resultaram numa redução de 1.700mm a menos de chuva, fazendo com que as águas continuassem baixando.
Registra que, na próxima semana, a Bancada do Oeste, juntamente com algumas autoridades estaduais, irão se reunir para ver o que é possível ser feito para ajudar, a curto, médio e longo prazo, pois se enfrenta o problema de não ter água para abastecer, nem os animais, nem a população no perímetro urbano. [Taquígrafa: Eliana]