Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/06/2023
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Cumprimenta os concursados do administrativo que estão nas galerias, aguardando a efetivação.
Fala sobre a sua preocupação com relação à crise do leite, principalmente no Oeste, e responsabiliza a gestão do ex-Presidente Jair Bolsonaro pelo aumento na importação do leite, que coloca em risco a cadeia produtiva. Comenta que nos últimos tempos a importação de leite cresceu 280%. Alerta que muitas empresas, até catarinenses, estão indo buscar no Uruguai e na Argentina, pois lá existe incentivo de produzir mais barato. Alega ter ouvido críticas ao Governo por permitir esta importação. Relata que a Resolução nº353, de 2022, que reduziu a tarifa de importação do leite, foi determinada pelo Governo Bolsonaro, acrescentando que a referida resolução vale até 31 de dezembro de 2023. Assim, o setor prevê uma queda no preço pago ao produtor de até R$ 0,80. Ressalta que se continuar neste ritmo serão perdidos milhares de produtores, pois estes estão pagando para trabalhar. Sugere a alteração no ICMS que incide sobre o produto, tornando-o mais competitivo.
Informa, em tempo, que o Ministro dos Transportes veio e anunciou mais R$1,3 bilhão para este ano, sendo que o último grande investimento em Santa Catarina foi o da Ponte Anita Garibaldi, no Governo Dilma. Destaca um dos anúncios feito pelo ministro Renan Filho, a construção de terceiras faixas na BR-282 entre a BR-101 e Alfredo Wagner. Pontua elogiando o Governo Federal por respeitar e valorizar Santa Catarina, devolvendo aquilo que o Estado produz. [Taquígrafa: Rubia]