Pronunciamento

FABIANO DA LUZ - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2022
DEPUTADO FABIANO DA LUZ (Orador) - Rememora o ano de 2010, quando o então Vice-Prefeito de Pinhalzinho, senhor Ladir Cassol, teve a ideia de adquirir uma usina de asfalto para o município. Relata que, na época, foi feito um consórcio entre seis municípios da região para a obtenção da usina e, a partir de então, as próprias prefeituras ficaram responsáveis por asfaltar as ruas, até mesmo no interior das cidades.
Cita que, no período de 2010 a 2016, o Município de Pinhalzinho recebeu mais de trinta missões de prefeitos de diferentes regiões do Brasil para conhecer a experiência, porém apesar dos mesmos ficarem encantados, não se via outros municípios aderindo à ideia na prática.
Conta que, em reunião com o Governador, a bancada do PT sugeriu que fosse replicada a ideia e, felizmente, algum tempo depois o Governo do Estado lançou o programa dos consórcios de asfalto. Diz que participou, no último final de semana, do recebimento dos equipamentos do consórcio na cidade de Ipuaçu. Afirma que o modelo irá transformar positivamente os municípios catarinenses e pontua que muitas vezes, em pavimentações menores, o elevado custo logístico quando a pavimentação é realizada por uma empresa de outra cidade torna a obra inviável.
Expõe sua felicidade em conhecer os novos consórcios do Estado. Acredita que os agentes públicos devem buscar inovação e melhorias que levem qualidade de vida para o cidadão. [Taquigrafia: Roberto]