Pronunciamento

Dr Vicente - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/06/2019
DEPUTADO VICENTE CAROPRESO (Orador) - Celebra o Dia do Orgulho Autista e parabeniza a presidente da Associação Catarinense de Autismo, Cátia Purnhagen Franzoi, e todas as lideranças das Associações de Amigos dos Autistas.
Comenta que, desde 2005, a data é celebrada em diversas partes do mundo, e com a criação da ONG Movimento Orgulho Autista Brasil, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas e suas famílias.
Informa que a Lei 12.764, que institui a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, reconheceu os autistas oficialmente como pessoas com deficiência, obtendo o direito a todas as políticas de inclusão do país, inclusive as de educação.
Afirma que é preciso mais do que a aprovação de uma lei. Argumenta que deve rever as políticas públicas atuais de modo a garantir aos educadores os conhecimentos, o tempo e a formação necessária para que os alunos não somente sejam matriculados, como também garantam seu direito de aprender. Acrescenta que com isso a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência vem realizando vários eventos para levar conhecimento e discutir políticas públicas para os autistas em Santa Catarina.
Enquanto comenta, exibe no telão fotografias e filmagens de congressos, seminários e eventos realizados com temáticas de inclusão de autistas na sociedade. [Taquígrafa: Sílvia]