Pronunciamento

Dr Vicente - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/02/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Registra que o atual Governo do Estado decidiu suspender o processo da construção do Complexo Hospitalar de Santa Catarina, que seria construído na região do Hospital Nereu Ramos e Hospital Infantil Joana de Gusmão. Acrescenta que também seria anexado ao complexo os Hospitais Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra.
Relembra que, desde a primeira audiência pública para tratar o tema, colocou-se contra o local escolhido. Comenta que vários hospitais, principalmente o Celso Ramos, possuem estruturas antigas e difíceis de realizar modificações e manutenções. Enfatiza que Florianópolis e São José dependem de estruturas hospitalares públicas de qualidade. Argumenta sobre a necessidade de aumentar o número de hospitais, citando os problemas de leitos de UTI que aconteceram no pico da pandemia de coronavírus. Ressalta que a decisão do Governador terá como consequência a devolução de cinco milhões de reais ao BID como multa por quebra de contrato, além de lidar com a Bovespa que havia se comprometido em realizar o leilão da administração do complexo. Deixa claro que é a favor da construção do Complexo Hospitalar, mas que seja construído em um local mais adequado.
Cita a fala do Deputado Lunelli a respeito da BR-280, trecho entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, reforçando a importância de concluir a construção da Ponte do Portal em Jaraguá do Sul.
Menciona que o Deputado Oscar Gutz criou uma frente parlamentar de obras, e comenta que é prioridade focar nas diversas obras paradas e atrasadas, bem como sobre a importância de fiscalizar as licitações com rigor. [Taquigrafia: Northon]