Pronunciamento

Dr Vicente - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/09/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Faz referência ao dia 16 de setembro de 1961, data em que se comemora os 60 Anos de Fundação da Empresa Weg, com sede executiva em Jaraguá do Sul. Relata que a ousadia, a visão do futuro, a determinação, o desejo de inovar e empreender uniu as habilidades de um eletricista, de um administrador e de um mecânico.
Atualmente, a Weg trilha um caminho global com operações industriais em 11 países, mantém presença comercial em 135 nações. Destaca que os valores, crenças e ideais sustentados pelos seus três fundadores estão enraizados na organização da empresa. Diz, ainda, que a Weg é uma das maiores multinacionais brasileiras, fabricante de equipamentos e máquinas elétricas do mundo, atuando nas áreas de automação, geração, transmissão, distribuição de energia, tintas e vernizes industriais, entre outros produtos.
Na continuidade ao tema, divulga que a empresa Weg emprega, atualmente, mais de 30 mil funcionários no mundo inteiro, sendo mais de 12 mil no Brasil. No mercado financeiro é classificada como um oásis de propriedade, diante da sua solidez e resultados. Diz, ainda que em 60 anos de atividade, teve apenas três presidentes, conforme ilustração na tela. Relata, ainda, que além de conter as iniciais de seus três fundadores, a palavra Weg significa caminho, na língua alemã, e é alicerçado na sua cultura organizacional de valorização, acima de tudo, dos recursos humanos e na inovação.
Relata, ainda, que com apenas 10 anos de fundação, a Weg já exportava motores elétricos para países da América Latina, e em 1975, atingia a marca de um milhão de motores fabricados, tornando-se sinônimo de desenvolvimento tecnológico. Destaca, também, que na sua área de atuação é uma marca a sua história, e cita que a tecnologia da Weg está presente, no dia a dia, futuramente nos carros elétricos e nas demais coisas que virão em novos tempos.
Indica outro caminho que a Weg trilha em Jaraguá do Sul, que é o da responsabilidade social. Coloca que as famílias de seus fundadores e a empresa sempre tiveram uma visão humana, destacando o apoio a hospitais e outras entidades filantrópicas. Reforça, também, o desempenho da Weg, em Jaraguá do Sul, no desenvolvimento, principalmente dos hospitais. Além da visão social, que faz de Jaraguá do Sul, por estes exemplos, uma cidade ímpar no Brasil, por meio da participação efetiva dos setores produtivos e de negócios na vida das pessoas, protegendo a sociedade.
Faz menção aos projetos sociais, culturais e esportivos que a Weg financia, por meio de programas de incentivo, citando a Lei Rouanet e o Fundo da Infância e Adolescência, o FIA. Diz também que há 50 anos a empresa mantém o Centro Weg ou a Escolinha da Weg, preparando jovens a iniciarem uma carreira profissional por meio de cursos técnicos, citando também programas de inovação tecnológica. Além disso, estaca a atuação da Weg durante a pandemia, remodelando suas unidades na produção de respiradores pulmonares para suprir a demanda emergencial do equipamento em prol dos governos catarinense e brasileiro. Parabeniza a Weg e seus dirigentes pela excelente atuação em prol da população do Brasil e do mundo.
Por outro lado, diz que espera, no mês vindouro, a aprovação da nova política hospitalar catarinense, cujo objetivo é zerar as cirurgias eletivas, pois sem a aprovação por parte CIB é impossível. Ressalta que estão em jogo R$ 600 milhões que vêm reforçar em quase 100% a atual política hospitalar, criada nesse governo, em 2019, provendo aos hospitais filantrópicos uma maneira de se fazer saúde em todo o Estado. Então, é importante que se cumpra, no dia 5 de outubro, revendo as razões pelas quais não foi aprovada essa política hospitalar e se coloque em prática. Reforça que, sem isso, não dá para atacar o grande problema de zerar ou ver o final das quase 100 mil cirurgias eletivas que precisam de solução. [Taquígrafa: Elzamar]