Pronunciamento

Dr Vicente - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/10/2024
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador)- Manifesta sua indignação com o apagão que parou a capital paulista, deixando centenas de milhares de unidades consumidoras sem luz há quatro dias. Comenta que este é o terceiro grande apagão do ano e, desde sexta-feira cerca de 250 mil pessoas continuam sem luz. Os prejuízos são bilionários e vidas estão sendo colocadas em risco, principalmente aquelas que necessitam de aparelhos elétricos para sobreviver. Chama atenção para o despreparo das empresas envolvidas e afirma que a Enel, mostrou não ter estrutura para enfrentar um apagão, que não agiu rapidamente, reduziu o número de equipes para ampliar os lucros e precarizou os serviços prestados, lamentando, inclusive, a falta de equipamentos básicos. Critica o jogo de empurra-empurra de responsabilidades entre os órgãos que deveriam solucionar o problema.
Comenta também sobre o preparo e a qualidade da Celesc, uma empresa altamente eficiente, administrada pelo governo catarinense, que ajudou o estado do Rio Grande do Sul durante a calamidade climática sofrida pelos gaúchos.
Por fim, solicita uma fiscalização mais rigorosa do governo paulistano, um plano de investimentos da concessionária para melhoria do sistema e uma melhor atuação da agência reguladora. [Taquigrafia: Meibel]