Pronunciamento

Dr Vicente - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/09/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Menciona, com muita alegria, o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Comenta que, em várias cidades de Santa Catarina, há uma movimentação, incentivando o plantio e cuidado desse bem da natureza em prol da humanidade.
Lembra que, por duas vezes, trouxe aos senhores Deputados diversas mudas feitas em sua casa, com a ajuda da esposa, ao mesmo tempo mostra tais belezas naturais por meio de vídeo, momento em que cita Guarapuvu, árvore que simboliza Florianópolis; Araucária, rainha das florestas do sul; Ipê Amarelo e Pau-Brasil, simbolizando o país brasileiro, reforçando que são bens da natureza em prol da humanidade e que precisam ser preservadas.
Defende a ação de todos de coibir, denunciar e exigir dos órgãos do Governo, citando o Ibama e outros que tenham responsabilidade mundial na defesa de várias regiões do País, e faz um alerta aos órgãos de controle do Governo, o Ibama e outros que atuam na preservação em prol da natureza e da humanidade, uma vez que o Brasil possui uma floresta que dá vida ao mundo, fornecendo água, e estabelece níveis de temperatura mundial.
Na sequência, mostra a foto de Gustavo Bardim, da equipe e do diretor da Escola de Jaraguá do Sul, salientando que é um jovem talentoso que irá participar da final, no próximo domingo, do programa The Voice Kids, desejando-lhe boa sorte, ao mesmo tempo em que se dirige aos catarinenses, pois unidos e votando no Gustavo, sem dúvida, será um vencedor.
Por fim, divulga o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Diz que participou do Congresso da Feapaes, com a presença do Governador, e agradece ao Governo, à Fundação Catarinense de Educação Especial, presidida por Janice Krasniak, que faz um excelente trabalho de proteção social, citando APAEs, AMAs e todos os institutos que protegem a pessoa. Sobre o assunto, diz, ainda, que na presente data, inicia-se a Semana Inclusiva, cujo objetivo é favorecer a autonomia, inclusão social, consciência coletiva de proteger e não achar que são diferentes tais pessoas.
Finaliza, dizendo que seus ideais são concomitantes aos do Deputado Ismael dos Santos, e enaltece o Dia da Paz, comemorado na presente data.
Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo desempenho à frente da comissão, destacando o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e acrescenta que 21% da população de Santa Catarina tem algum tipo de deficiência. Ressalta, ainda, a importância do Parlamento Catarinense apoiar ações pontuais na defesa da pessoa deficiente.
Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Conta que ganhou dos funcionários da Assembleia uma muda de Espinheira Santa, dizendo que, talvez, o Deputado tenha recebido também. [Taquígrafa: Elzamar]