Pronunciamento

Dr Vicente - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/10/2022
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador)- Primeiramente agradece à população catarinense pelos quase 40 mil votos de confiança e reconhecimento, que o credenciaram a mais um mandato no Legislativo para dar continuidade ao seu trabalho em defesa da saúde, da inclusão das pessoas com deficiência e no crescimento e desenvolvimento econômico de todos os municípios do Estado.
Menciona que Santa Catarina se destaca devido ao desenvolvimento e diversificação da sua economia, pelo empreendedorismo e pela vontade que o catarinense tem de querer mais, citando o voluntariado e o cooperativismo que tornam o Estado mais pujante. Em tempo, lembra que existem regiões com índices econômicos abaixo do esperado pelo padrão catarinense, ao falar das famílias que vivem em insegurança alimentar, mesmo o Estado tendo índices de emprego acima da média nacional.
Faz referências à questão das cirurgias eletivas, indicando que no seu próximo mandato dará prioridade ao atendimento na área da saúde pública, como agendamento de exames e consultas especializadas.
Ressalta que obras precisam ser executadas na área de infraestrutura, como melhorias nas estradas, citando como exemplo as duas principais rodovias catarinenses, BRs 280 e 470, que fazem o desenvolvimento econômico catarinense e brasileiro acontecerem. E acrescenta que a educação no trânsito evitaria muitas mortes. Entende que é necessária fazer uma "marcação" no governo federal em favor do Estado de Santa Catarina.
Alerta sobre a questão de crianças e adolescentes ficarem muitas horas expostas nas telas de celulares, computadores e televisores, o que se chama de "intoxicação digital", que é um tema preocupante para a Sociedade Catarinense de Pediatria. Entende que o Legislativo estadual precisa debater o assunto por intermédio de seminários, campanhas de conscientização em prol da saúde física e mental dessa parcela da população catarinense.
Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Comunga com a fala do deputado, colocando-se como um amigo para que a voz de Santa Catarina seja ouvida em Brasília. [Taquígrafa: Sílvia]