Pronunciamento

Dr Vicente - 014ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 06/07/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Constata que é um momento diferente no Estado, quando se começou a debater e confrontar pareceres de como será a Reforma da Previdência.
Menciona que, como médico, é um defensor de hábitos saudáveis, fazer esportes, exercícios físicos, e haverá agora, em julho, a Olimpíada, em Tóquio, um evento que terá um imenso desafio, seguindo rígidas regras sanitárias. Relata que são 309 atletas brasileiros classificados para enfrentar os jogos olímpicos, e o Brasil terá 52 representantes nas provas de atletismo, tido como uma das mais nobres e tradicionais provas.
Destaca, dentre outros, vários atletas catarinenses que estarão na equipe brasileira de atletismo: a Simone Ponte Ferraz, que defenderá os 3.000 metros com barreira, ela compete por Jaraguá do Sul, sendo a primeira vez que a cidade será representada nas Olimpíadas; o Darlan Romani, de Concórdia, no arremesso de peso; Matheus Correa, de Blumenau, na prova de 20 km na marcha atlética; Eliane Martins, de Joinville, no salto em distância; e Rodrigo do Nascimento, de Itajaí, na prova de 100 metros rasos e na prova de revezamento 4X100. Ressalta que atletas filiados a clubes catarinenses de atletismo também integram a equipe, como é o caso dos atletas que aqui não nasceram, mas aqui vivem, trabalham e treinam. Cita também a skatista Yndiara Asp e a ginasta Beatriz Linhares, de Florianópolis, que disputarão provas nas Olimpíadas de Tóquio.
Registra que, nos jogos paraolímpicos, de Tóquio, também há catarinenses como os paratletas Valdenir de Souza Junior, de Joinville; Ana Madruga, de Lages; e Josiane Lima, de Florianópolis, representando o remo estadual. Transmite seu reconhecimento a inúmeros dirigentes, técnicos, fisioterapeutas, pessoas que se esmeram em tratar esses atletas, com alto rendimento, no maior nível possível para essas competições. [Taquígrafa: Eliana]