Pronunciamento

Dr Vicente - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Destaca a data de hoje como sendo o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, que é a maior causa de mortes entre crianças e jovens até 19 anos. Explica que, com a evolução da Ciência, com os protocolos cada vez mais precisos, hoje a sobrevida atinge um patamar de 85%, como resultado do trabalho sério dos profissionais envolvidos. Enfatiza a pujança do Hospital Público Infantil Joana de Gusmão, que possui uma equipe multidisciplinar nessa área.
Sobre o diagnóstico precoce, esclarece que, quanto mais cedo iniciar o tratamento, é maior a chance da pessoa. Observa que houve um avanço muito grande, nos últimos anos, entre a primeira consulta com o oncologista e o início do tratamento, em que o tempo variou de dois a 17 dias.
Enaltece o trabalho de uma pessoa muito importante no acesso ao tratamento do câncer infantil em nosso Estado, que foi a senhora Maria Gertrudes da Luz Gomes, a vovó Gegê, falecida agora em janeiro. Ela que trabalhou na Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão, AVOS, onde conseguiu fazer inúmeras parcerias, dentre elas com a Fundação McDonald's, resultando em inúmeros benefícios proporcionados pelo voluntariado. [Taquígrafa: Eliana]