Pronunciamento

Dr Vicente - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/10/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Faz alusão ao Dia do Médico, comemorado em 10 de Outubro, ocasião em que recebe muitas mensagens. Diz que atualmente é o único representante da classe médica no Parlamento Catarinense, lembrando-se dos Doutores Dalmo Claro, Antônio Aguiar e Serafim Venzon. Complementa, afirmando que, naquela época, os assuntos sobre saúde na tribuna eram contundentes, assíduos e com muitas críticas.
Relata sobre a escolha da sua profissão, ocasião em que houve um grande problema médico dentro de sua casa, e, certamente, aquilo inconscientemente o fez optar para ser médico. Na oportunidade, agradece à sua mãe pelo impulso final de sua profissão. Dando continuidade ao seu depoimento, acrescenta que seu pai era engenheiro, mas ao escolher o curso no vestibular na UFSC optou por Medicina, e reforça que ama a sua profissão e que está sempre em busca de novos conhecimentos, além de destacar a bondade e o carinho no atendimento. Declara que quer morrer no seu gabinete, atendendo alguém, de tanto que ama a sua profissão, além de estar aberto ao aprendizado. Ratifica, ainda, que é muito importante na vida de um médico: a bondade, o carinho e o respeito.
Finaliza, parabenizando todos os médicos que arriscaram suas vidas na pandemia e envia um abraço às famílias enlutadas no Estado. Na sequência, agradece aos profissionais da Secretaria da Saúde pelo excelente trabalho, colocando Santa Catarina entre os melhores índices de atendimento no Brasil.
Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo Dia do Médico, e manifesta seu reconhecimento ao trabalho importante que tais profissionais fazem em Santa Catarina e no Brasil. [Taquígrafa: Elzamar]