Pronunciamento

Dr Vicente - 081ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/09/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Na condição de médico e como ex-secretário da Saúde em 2017, época em que participou da reforma psiquiátrica no atendimento às pessoas no âmbito do SUS em Santa Catarina, e referencia a Campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é direcionado na prevenção do suicídio, conforme conceitos da Organização Mundial de Saúde de que a saúde mental é um estado de bem estar, no qual o indivíduo é capaz de usar as suas próprias habilidades, recuperar do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Diante de tal orientação, sugere a busca do equilíbrio físico, mental; evitar o isolamento; seguir a indicação do profissional da área, alimentação e reforçar os laços familiares e de amizade, ilustrando no telão a prática de hábitos saudáveis, ora mencionados. Entretanto, coloca que em determinado momento algumas pessoas não conseguem enfrentar situações complicadas, provocando desequilíbrio, desespero, e para isso informa que existe a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de abraçar as pessoas, oferecendo alternativas para resgatar o amor à vida, pois segundo estatística existe no mundo mais de 800 mil suicídios a cada ano.
Finaliza, dizendo que os suicídios podem ser evitados por meio de medidas esclarecedoras individualmente ou na mídia, divulgando as políticas responsáveis e praticadas no estado catarinense, e parabeniza o secretário da Saúde Helton Zeferino e equipe pelo excelente trabalho desenvolvido.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela participação em tão relevante campanha, cujo objetivo é resgatar o amor à vida, e acrescenta um dado alarmante no Brasil em 2018, ocasião em que morreram 104 policiais, cometendo suicídio.

Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Parabeniza o deputado por divulgar importante tema no Parlamento, tendo em vista que o Brasil ocupa o 8º lugar no mundo em suicídio, e sugere a efetivação de políticas públicas. [Taquígrafa: Elzamar]