Pronunciamento

Dr Vicente - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/10/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Relembra que, por intermédio do deputado Mauro de Nadal, foi realizado um grande mutirão para zerar a fila da cirurgia de catarata no extremo oeste do estado.
Relata sua experiência, quando era deputado federal, sobre seus estudos relacionados à Previdência Social, assunto no qual sempre se interessou debater e propor. Comenta que o desafio da reforma foi iniciado no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, e que agora se tornou prioridade.
Explica o atual modelo previdenciário, descreve alguns dos problemas e justifica a necessidade de efetuar uma reforma, devido ao déficit que vem se acumulando. Afirma, porém, que esta reforma precisa ser equilibrada e justa, acabando com privilégios da elite.
Comenta também que um dos principais problemas é o financiamento do déficit através de tributos, tirando dinheiro de investimentos e pagando juros altíssimos para os bancos para emitir títulos públicos.
Cita a importância de inserir os militares na reforma, os quais estão sendo privilegiados com a atual Reforma da Previdência, por não estarem equiparados com os trabalhadores da iniciativa privada.
Conclui, afirmando que cabe ao Congresso tornar a Reforma da Previdência algo justo, sustentável, e posteriormente aos deputados estaduais fazerem a sua parte. [Taquigrafia: Northon]