Pronunciamento

Dr Vicente - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/02/2024
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Pronuncia-se a respeito de dois temas: sobre a macrorregião onde vive e outro num contexto mundial, para reflexão.
Critica a omissão do Brasil no caso da prisão da ativista venezuelana Rocio San Miguel pelo Governo de Nicolás Maduro, assim como o fechamento da Representação da ONU para os Direitos Humanos em Caracas. Recrimina também a fala do presidente Lula comparando a morte de milhares de palestinos pelo Estado de Israel ao Holocausto promovido pelo nazismo, movimento político responsável pelo assassinato de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, além de milhares de ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, comunistas e prisioneiros de guerra. Argumenta que Israel deve ser culpado pelo excesso de força na Palestina, com ameaça de extermínio dos palestinos, mas um Governo democrático tem o dever moral de se opor à tirania, tanto aqui dentro, como em qualquer lugar do mundo. Lamenta o "vexame diplomático" cometido pelo presidente Lula ao exagerar na comparação.
Solicita a exibição de vídeo sobre a situação em que se encontra a rodovia SC-108 que liga Guaramirim até Massaranduba, destacando ser a campeã de buracos. [Taquígrafa: Rubia]